PUBLICIDADE

Copa do Catar

Grupo de conscientização sobre daltonismo critica Fifa por uniformes de Suíça e Camarões

O regulamento da Fifa estabelece que os daltônicos devem ser levados em consideração ao escolher as cores das camisas para cada partida

25 nov 2022 - 13h14
(atualizado às 13h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Embolo não comemorou gol marcado sobre Camarões.
Embolo não comemorou gol marcado sobre Camarões.
Foto: https://tudo-sobre.estadao.com.br/breel-embolo / Estadão

Uma associação de conscientização sobre daltonismo criticou a escolha dos uniformes para a partida da Copa do Mundo entre Camarões e Suíça, na quinta-feira. A sociedade britânica Color Blind Awareness disse que a combinação do uniforme vermelho da Suíça com o verde de Camarões criou problemas para alguns espectadores daltônicos que não foram capazes de distinguir entre as equipes, já que ambas as cores são vistas como uma coloração próxima ao preto.

O regulamento da Fifa estabelece que os daltônicos devem ser levados em consideração ao escolher as cores das camisas para cada partida, "se possível".

"Trabalhamos com a Fifa desde a última Copa do Mundo para ajudá-la a estabelecer regulamentos sobre as cores das camisas", disse Kathryn Albany-Ward, presidente-executiva da sociedade, à Reuters.

"A Fifa reconhece que o vermelho contra o verde será traumático para as pessoas com daltonismo e que outras cores interferem nisso", acrescentou.

A Color Blind Awareness cooperou com a Uefa durante o jogo da semifinal da Euro 2016 entre País de Gales e Portugal, que contribuiu para o uso de camisas alternativas para evitar um problema para a comunidade daltônica.

A Reuters não conseguiu obter comentários da Fifa.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade