PUBLICIDADE

Copa do Catar

Al Rihla: a bola oficial da Copa do Mundo 2022

A Al Rihla, que significa "A viagem", estará em campo no Mundial; ela é inspirada na arquitetura, cultura e na bandeira do Catar

17 nov 2022 - 07h36
Compartilhar
Exibir comentários
Al Rihla é a bola oficial da Copa do Mundo do Catar, que começa em 20 de novembro
Al Rihla é a bola oficial da Copa do Mundo do Catar, que começa em 20 de novembro
Foto: Divulgação/Adidas

A Copa do Mundo 2022, que será disputada no Catar a partir de 20 de novembro, já tem o modelo da bola escolhido: trata-se da Al Rihla, que significa "A viagem", em árabe. Ela é inspirada na arquitetura, cultura e na bandeira do Catar.

Produzida pela Adidas, fornecedora das bolas da Copa desde o Mundial do México, em 1970, a nova bola se junta a outras icônicas produzidas pela marca. Quem não se lembra da Jabulani, da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, ou da Tango, que esteve em duas edições: na Argentina 1978 e na Espanha 1982, esta com algumas modificações em seu desenho.

A bola da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, foi a Brazuca, de triste lembrança, depois dos 7 a 1 da Alemanha no Brasil, na semifinal do torneio.

Nestes 92 anos de Copa do Mundo, as bolas do torneio passaram por algumas modificações. Além de mais leves e com muita tecnologia embarcada, elas passaram a ganhar cores, a partir da Copa da França, em 1998.

Se até na Copa da Inglaterra de 1966 elas tinham cor de couro cru, a partir de 1970 pasaram a adotar o preto e branco. A Tricolore, da Copa da França 1998, veio nas cores da bandeira do país, azul, vermelho e branco. A partir daí, todas elas foram coloridas.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade