4 eventos ao vivo

Sorteio na Suíça define repescagem para últimas vagas da Europa em 2014

21 out 2013
07h00
atualizado às 07h00
  • separator
  • 0
  • comentários

A Copa do Mundo de 2014, no Brasil, já tem 21 seleções classificadas, contando com a própria Seleção Brasileira. No entanto, nesta segunda-feira, outros oito países conhecerão o próximo passo para carimbarem seus respectivos passaportes para o Mundial do próximo ano. Motivo: às 10h (horário de Brasília), a Fifa sorteará em Zurique (Suíça) os quatro confrontos da repescagem da Europa para a competição.

<p>Principal força no Pote 2, França deverá protagonizar o confronto mais perigoso</p>
Principal força no Pote 2, França deverá protagonizar o confronto mais perigoso
Foto: Getty Images

As Eliminatórias Europeias tinham 53 equipes, divididas em nove grupos com seis países cada – apenas o Grupo I tinha cinco países. Ao final dos jogos de ida e volta nas chaves, os nove líderes de chaves asseguraram vagas diretas: Bélgica (Grupo A), Itália (B), Alemanha (C), Holanda (D), Suíça (E), Rússia (F), Bósnia (G), Inglaterra (H) e Espanha (I).

Desta forma, os vice-líderes de cada chave asseguraram presença na repescagem local – a Dinamarca (Grupo B) foi eliminada por ser a vice-líder com o pior aproveitamento dentre as nove. Desta forma, seguem vivos no sonho por uma vaga: Croácia (A), Suécia (C), Romênia (D), Islândia (E), Portugal (F), Grécia (G), Ucrânia (H) e França (I).

Com os oito times definidos, caberá à Fifa definir os confrontos. O regulamento é pensado de forma a espacar de confrontos muito discrepantes, e é até bem pensado: para evitar um abismo técnico entre os confrontos (colocando times menos cotados se enfrentando, por exemplo), a entidade máxima do futebol mundial dividiu as seleções em dois potes, com base no próprio ranking de outubro de 2013. O pote 1 conta com as melhores ranqueadas, enquanto o pote 2 conta com as piores.

Só que os rankings são bem próximos entre as seleções. Com exceção da Islândia (46ª do mundo), apenas 15 posições separam as sete outras equipes da repescagem. Assim, o pote 1 contém Portugal (14ª), Grécia (15ª), Croácia (18ª) e Ucrânia (20ª), enquanto o pote 2 conta com França (21ª), Suécia (25ª), Romênia (29ª) e Islândia. Qualquer que seja o confronto dos franceses, deverá ser o mais complicado.

Com os confrontos definidos, os jogos acontecerão nos dias 15 e 19 de novembro. Definidos os quatro classificados da repescagem, a Europa definirá seus 13 representantes para o Mundial no Brasil. Restarão então cinco vagas da África e duas da repescagem intercontinental: Jordânia x Uruguai e México x Nova Zelândia.

Polêmicas e surpresas nos últimas edições

<p>Em 2009, França eliminou Irlanda na prorrogação, graças a gol irregular marcado após toque de mão de Thierry Henry</p>
Em 2009, França eliminou Irlanda na prorrogação, graças a gol irregular marcado após toque de mão de Thierry Henry
Foto: Getty Images

Em outros anos, a repescagem europeia já foi motivo de muita polêmica. Em 2009, por exemplo, a França venceu a Irlanda por 2 a 1 no placar agregado, graças a um gol de William Gallas na prorrogação após toque claro de mão de Thierry Henry. Os irlandeses não conseguiram reverter o resultado, mas a Fifa punia a França tirando a equipe do grupo dos cabeças de chave na Copa do Mundo de 2010.

Na época, em confronto de duas equipes que estão de volta à repescagem, a Grécia levou a melhor sobre a Ucrânia, graças a um gol de Dimitris Salpingidis em Donetsk – na ida, em Atenas, 0 a 0. Portugal, outro que vai à segunda repescagem seguida, venceu a Bósnia há quatro anos com duas vitórias por 1 a 0. A Eslovênia, por sua vez, tirou a Rússia com os gols fora de casa após empate por 2 a 2 no placar agregado.

Em 2006, apenas seis países foram para a repescagem, em três confrontos. A Espanha passou pela Eslováquia (6 a 2 no placar agregado), enquanto a República Checa venceu a Noruega duas vezes por 1 a 0. Semifinalista do Mundial de 2002, a Turquia perdeu para a Suíça: 4 a 4 no agregado, com vantagem helvética nos gols fora de casa.

Confira as seleções que disputarão a repescagem da Europa

Pote 1 Pote 2
Croácia
Getty Images
França
Getty Images
Portugal
Getty Images
Islândia
Getty Images
Grécia
Getty Images
Romênia
Getty Images
Ucrânia
Getty Images
Suécia
Getty Images
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade