PUBLICIDADE

Terra na Copa

Argentina perde chance de carimbar vaga e Uruguai volta à briga

12 jun 2013 - 00h31
(atualizado às 00h32)
Compartilhar

A Argentina perdeu a oportunidade de garantir sua vaga para a Copa do Mundo de 2014 com quatro rodadas de antecedência ao empatar em 1 a 1 com Equador, nesta terça-feira, em Quito, enquanto o Uruguai voltou à zona de classificação ao derrotar a Venezuela por 1 a 0.

A 14ª rodada das eliminatórias começou com a vitória tranquila por 2 a 0 da vice-líder Colômbia sobre o Peru, com gols marcados por Radamel Falcao García e Teófilo Gutiérrez.

Os colombianos reduziram para dois pontos a diferença para a Argentina, que precisava vencer na altitude de 2.800 metros do estádio Atahualpa de Quito e ainda dependia de uma combinação de resultados para garantir a classificação matematicamente.

Os 'Hermanos' saíram vencendo aos 4 minutos de jogo com um pênalti marcado pelo atacante Sergio Agüero, mas Segundo Castillo deixou tudo igual aos 17.

O craque argentino Lionel Messi entrou aos 15 do segundo tempo, mas mostrou que ainda não está totalmente recuperado da lesão na coxa que sofreu em abril.

O melhor jogador do mundo parecia sofrer com a altitude e só ameaçou o gol equatoriano aos 36 do segundo tempo, quando arrancou em velocidade após receber um lançamento de Mascherano, mas não caprichou na pontaria.

O jogo acabou em confusão generalizada, após Mascherano ser expulso por dar um chute nas costas do motorista da maca móvel.

Mesmo sem sair com a vitória, a Argentina teve o mérito de acabar com os 100% de aproveitamento dos equatorianos como mandantes.

"Estou satisfeito com a atuação dos meus jogadores. Sabíamos que era um dos jogos mais difíceis e respondemos com muita entrega", comentou o técnico Alejandro Sabella.

No jogo mais tenso do dia, o Uruguai, que começou a rodada na sétima posição, obteve uma valiosa vitória fora de casa diante da Venezuela, um adversário direto na luta pela vaga na repescagem.

Edinson Cavani, do Napoli, deu a vitória aos uruguaios ao marcar um golaço aos 27 minutos de jogo.

Na conclusão de um contra-ataque letal, o artilheiro do Campeonato Italiano deu um drible desconcertante num marcador e bateu colocado, calando a torcida local.

Com o resultado, a 'Celeste' desbancou os venezuelanos da quinta posição, que permite disputar a repescagem contra o quinto colocado das eliminatórias asiáticas.

As duas equipes somam os mesmos 16 pontos, mas o Uruguai leva a melhor no saldo de gols (-3 contra -4).

No último jogo do dia, o Chile se firmou na quarta posição, mantendo cinco pontos de vantagem sobre os uruguaios, ao derrotar a Bolívia por 3 a 1 em Santiago, em partida que teve dois gols marcados por atacantes que atuam no Brasil.

Eduardo Vargas, do Grêmio, abriu o placar para os chilenos aos 15 minutos de jogo e Marcelo Moreno, ex-gremista que joga hoje no Flamengo, fez o gol de honra dos bolivianos aos 31.

Dois minutos depois do gol de Vargas, Alexis Sánchez, do Barcelona, fez o segundo dos anfitriões. Para garantir de vez o triunfo chileno, Arturo Vidal, da Juventus, selou o resultado de cabeça nos acréscimos.

- Resultados da 14ª rodada das eliminatórias sul-americanas:

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade