3 eventos ao vivo
Logo do Brasileiro Série D
Foto: terra

Brasileiro Série D

Cinco paulistas e campeão gaúcho são eliminados na Série D

26 jun 2017
09h51
  • separator
  • 8
  • comentários

A rodada do fim de semana da Série D foi o fim de linha para 34 dos 68 clubes que iniciaram a competição no final de maio. Entre os que fracassaram estão cinco paulistas – Portuguesa, Audax, Red Bull Brasil, XV de Piracicaba e Ituano – e o atual campeão gaúcho, o Novo Hamburgo. A maioria dessas equipes vai ficar sem calendário até o final do ano.

Derrota para o Desportivo Brasil (SP), nesse domingo, tirou as chances de a Portuguesa avançar na disputa do Campeonato Brasileiro da Série D
Derrota para o Desportivo Brasil (SP), nesse domingo, tirou as chances de a Portuguesa avançar na disputa do Campeonato Brasileiro da Série D
Foto: Gilson Borba/Futura Press

Para a segunda fase da Quarta Divisão, o único representante de São Paulo vai ser o São Bernardo, dono de uma campanha muito boa, com quatro vitórias, um empate e uma derrota. No domingo, o time eliminou o Novo Hamburgo ao superá-lo em casa por 2 a 1. Agora, enfrentará o Metropolitano-SC, já pelo sistema de mata mata.

A Série D é uma ilusão para torcedores e jogadores de muitos clubes. Com apenas 36 dias de disputa, metade das equipes já se foram. Considerando que cada elenco é formado no mínimo por 25 atletas, chega-se à constatação de que quase mil deles vão ficar sem jogar até o fim do ano – muitos serão dispensados e devem passar alguns meses sem trabalho.

A CBF hesita em estender a Série D porque alega que os custos são altos. A entidade arca com despesas de transporte e hospedagem das equipes, mas não entra na discussão sobre a situação de centenas de jogadores que vão encerrar mais cedo o vínculo com os clubes.

O Bom Senso FC, grupo de atletas que defendia os interesses dos colegas, mas que encerrou as atividades no ano passado, apoiava a extensão da Série D e a criação de uma Série E regionalizada, com a participação de outros tantos clubes profissionais (entre 400 e 500) que praticamente só existem durante os três ou quatro meses dos Estaduais.

Fonte: Especial para Terra
  • separator
  • 8
  • comentários
publicidade