Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Futebol Americano

NFL no Brasil: entenda as regras e como funciona a liga de futebol americano

2ª edição do São Paulo Game acontece nesta sexta-feira, 5, com o clássico entre Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs, em São Paulo

14 set 2025 - 17h56
(atualizado em 14/10/2025 às 23h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A NFL retorna ao Brasil nesta sexta-feira, 5, com o clássico entre Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs, enquanto o público pode entender mais sobre as regras e funcionamento da liga.
Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs se enfrentam na 2ª edição do São Paulo Game da NFL
Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs se enfrentam na 2ª edição do São Paulo Game da NFL
Foto: José Manoel Idalgo/ Agência Corinthians

A NFL está de volta ao Brasil e proporciona um clássico para os fãs de futebol americano: Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs estrelam a 2ª edição do São Paulo Game às 21h desta sexta-feira, 5, na Neo Química Arena, em São Paulo. 

Ainda que o Brasil seja o segundo país que mais consome a NFL, as regras e o funcionamento da liga ainda podem confundir os espectadores brasileiros. Por isso, o Terra te explica tudo o que você precisa saber sobre como acontece uma partida de futebol americano. 

Antes, um pouco de contexto: a modalidade surgiu em meados do século 19, a partir de uma fusão entre o futebol e o rugby. O esportista estadunidense Walter Camp, responsável por introduzir uma série de regras e mecanismos ao jogo, é creditado como o 'pai do futebol americano'.  

  • Com a NFL cada vez mais popular no Brasil, entenda como os iniciantes podem começar a apostar na Betnacional com este guia. Mergulhe no emocionante universo das apostas e explore possíveis retornos.

Uma das diferenças mais evidentes do futebol americano para esportes como o próprio futebol ou basquete é a bola. Conhecida pelo formato ovalado e alongado, ela ganha mais aerodinâmica para lançamentos e passes, assim como adiciona um elemento de imprevisibilidade ao esporte, já que é mais difícil prever sua trajetória ao quicar em campo. 

O gramado também é particular à modalidade: dividido em jardas (1 jarda equivale a 0,9144 metro ou três pés), o campo de jogo possui 120 jardas (109,7 metros) de comprimento e 53,3 jardas (48,8 metros) de largura. As linhas principais são distribuídas a cada 5 jardas. 

Há também as marcações que delimitam o lugar de reinício das jogadas, linhas menores chamadas de 'hash marks'. Por fim, em cada ponta do campo de jogo há uma 'end zone', onde as jogadas terminam, e os famosos gols em formato de 'Y'. 

Arena Corinthians, em São Paulo, preparada para receber a 2ª edição do São Paulo game, da NFL
Arena Corinthians, em São Paulo, preparada para receber a 2ª edição do São Paulo game, da NFL
Foto: Vinícius Alves/ Agência Corinthians

Conheça as regras do futebol americano

Em uma partida de futebol americano, duas equipes levam 11 jogadores a campo, cada, e se revezam entre ataque e defesa, determinado por quem tem a posse de bola. O objetivo central é avançar sobre o campo adversário e levar a bola até a end zone, chamado de 'touchdown', para marcar pontos. Ganha quem pontuar mais. 

Oficialmente, uma partida de futebol americano tem duração de 60 minutos, divididos em quatro quartos de 15 minutos cada, com um intervalo entre o segundo e o terceiro tempo. Na prática, um jogo da NFL pode chegar a até quatro horas de duração, levando em conta paralisações e publicidades. 

 O 'touchdown', que acontece quando um jogador atravessa a linha do gol com a bola ou recebe passe dentro da end zone, rende 6 pontos à equipe que está com o ataque, mas não é a única maneira de pontuar em uma partida. 

Também é possível marcar com um 'field goal', com um chute à bola por entre os postes e acima da trave, que rende 3 pontos. O 'extra point', por sua vez, rende um ponto quando é dado um chute curto após um touchdown. A defesa também pode marcar 2 pontos com um 'safety', quando encerra uma jogada dentro da própria end zone ofensiva. 

A equipe que tem a posse de bola é chamada de 'offense' e tem quatro tentativas, chamadas de 'downs', para avançar 10 jardas ou mais: se conseguir, inicia uma nova contagem de 'downs'. Se não conseguir, o time entrega a posse de bola ao adversário. A jogada termina se o jogador é derrubado, sai de campo ou se a bola toca o chão em um passe. 

Kansas City Chiefs e Los Angeles Chargers se enfrentam na Neo Química Arena, em São Paulo, na estreia da nova temporada da NFL
Kansas City Chiefs e Los Angeles Chargers se enfrentam na Neo Química Arena, em São Paulo, na estreia da nova temporada da NFL
Foto: Kirby Lee/Getty Images

Posições dos jogadores

Com o jogo em andamento, cada time tem 11 jogadores em campo. Por outro lado, ambas as equipes podem levar até 48 jogadores para uma partida. Cada atleta tem uma função específica, seja de ataque ou defesa, e os técnicos têm substituições ilimitadas durante o jogo.

Há, também, os jogadores de habilidades específicas, chamados de 'special teams', que entram em jogadas de chute. 

Entre as principais posições de ataque, o líder é o 'quarterback', cérebro tático da equipe e responsável por organizar as jogadas, passar a bola ou conduzir até a end zone.

Há, ainda, os jogadores de linha ofensiva, que protegem o quarterback, e posições como 'running back', 'wide receiver' e 'tight end', que avançam com a bola ou recebem os passes.  

Na defesa, as principais posições são as de 'defensive line', 'linebackers', 'cornerbacks' e 'safeties', todas com a função principal de recuperar a posse de bola, seja por pressão, cobertura ou impedir os avanços adversários. 

Rashawn Slater pelo Los Angeles Chargers
Rashawn Slater pelo Los Angeles Chargers
Foto: Ric Tapia/Getty Images

Como funciona uma temporada da NFL e a divisão dos times

Ao todo, a NFL é composta por 32 times, divididos em duas conferências: a American Football Conference (AFC) e a National Football Conference (NFC). Por sua vez, as conferências têm quatro divisões: norte, sul, leste e oeste. Quatro times atuam em cada divisão. 

Na temporada regular da liga, cada equipe joga 17 partidas em 18 semanas, com uma semana de descanso, chamada de 'bye week'.

Entre esses jogos, 6 ocorrem dentro da divisão (2 contra cada rival, em esquema de ida e volta), 4 contra uma divisão de outra conferência, 4 contra outra divisão da mesma conferência e 2 jogos baseados em posições na temporada anterior -- ou seja, se terminou em 1ª na divisão, enfrenta outros primeiros colocados.

Após a temporada regular, 14 times se classificam para os 'playoffs', 7 de cada conferência: são os quatro campeões de divisão e três 'wild cards', ou os três melhores times que não ganharam suas divisões. 

Na primeira etapa, ocorre o 'Wild Card Round', com seis times: os três campeões de divisão piores ranqueados e os três 'wild cards'. Nessa rodada, o 1º campeão de cada conferência descansa.  

Depois, na rodada de divisões, o time de melhor campanha enfrenta o menor cabeça de chave, ou 'seed'. Os outros dois vencedores se enfrentam. Por fim, os dois melhores times restantes de cada conferência disputam o título da AFC e da NFC. 

O último confronto entre os campeões de conferência é o famoso Super Bowl, que define o grande campeão da temporada da NFL. Nesta sexta-feira, o Brasil recebe o confronto entre Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs -- este que chegou ao último Super Bowl e saiu com o vice-campeonato diante do Philadelphia Eagles.

Jalen Hurt, do Philadelphia Eagles, celebra título do Super Bowl LIX sobre o Kansas City Chiefs
Jalen Hurt, do Philadelphia Eagles, celebra título do Super Bowl LIX sobre o Kansas City Chiefs
Foto: Jamie Squire/Getty Images
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade