Torcedor do River Plate atira banana no rumo da torcida do Fortaleza
Nesta quarta-feira, um torcedor do River Plate foi flagrado jogando uma banana no rumo da torcida do Fortaleza durante jogo pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. No Estádio Monumental de Núñez, o time brasileiro perdeu por 2 a 0 para os argentinos.
Com a participação inédita do Fortaleza na competição sul-americana, alguns torcedores foram até Buenos Aires para apoiar o time e tiveram que presenciar o ataque de caráter racista. O vídeo foi publicado pelo perfil do jornalista @alaniotv no Twitter.
O Fortaleza tratou do assunto por meio de seu perfil na mesma rede social. Após sublinhar que foi bem recebido pelo River Plate, o clube brasileiro pediu que o torcedor em questão seja devidamente identificado e punido, além de solicitar uma manifestação dos organizadores do torneio.
Um babaca que está na torcida do River se prestou a esse papel de jogar banana pra torcida do Fortaleza no Monumental de Nuñez. Cena ridícula e totalmente desnecessária!
Vídeo feito por um amigo que está lá nas arquibancadas. pic.twitter.com/bMISRd8dRA
— Lanio P. ☀️🌵🇮🇹 (@alaniotv) April 14, 2022
"Racismo e xenofobia são crimes, e nossa instituição reforça o pedido de um posicionamento oficial da Conmebol Libertadores para a rápida identificação do autor para que todas as medidas cabíveis sejam tomadas", diz trecho da nota oficial.
O clube argentino, também por meio do Twitter, comunicou que já está agindo no sentido de identificar e punir o indivíduo. "River Plate manifesta seu mais absoluto repúdio diante dos gestos racistas e xenófobos de um torcedor em relação a torcida visitante", diz o comunicado.
O Fortaleza ocupa atualmente a última colocação do Grupo F, ainda sem pontuar na Libertadores. Agora, a equipe de Vojvoda volta a campo no domingo para enfrentar o Internacional, às 18 horas (de Brasília), pela segunda rodada do Brasileirão.
O Fortaleza Esporte Clube repudia, de forma veemente, o ato de racismo e xenofobia ocorrido no Estádio Monumental de Núñez por um torcedor da equipe local. O Clube foi bem recebido, a torcida desfrutou Buenos Aires por inteira e o crime, em específico, machuca o esporte.
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) April 14, 2022