PUBLICIDADE

Portuguesa escala jogador irregular, e Fluminense pode se salvar da queda

10 dez 2013 22h11
| atualizado em 13/12/2013 às 21h57
ver comentários
Publicidade
<p>Portuguesa pode perder pontos referentes ao jogo contra o Grêmio</p>
Portuguesa pode perder pontos referentes ao jogo contra o Grêmio
Foto: Reginaldo Castro / Gazeta Press

Uma grande reviravolta pode acontecer no Campeonato Brasileiro nos próximos dias. A Portuguesa teria escalado um jogador irregular na última rodada da competição nacional e pode perder quatro pontos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Caso seja acatada e julgada procedente, a denúncia, que deve ser emitida nos próximos dias, salvaria o Fluminense do rebaixamento. 

O meia Héverton, da Portuguesa, cumpriu suspensão automática diante da Ponte Preta e foi julgado na última sexta-feira pela 4ª Comissão Disciplinar do STJD. O jogador foi punido por duas partidas e deveria cumprir mais uma diante do Grêmio no último domingo. No entanto, foi relacionado e entrou aos 32min do segundo tempo do empate por 0 a 0 com o time gaúcho.

O caso se enquadra no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) - "incluir na equipe, ou fazer constar na súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar da partida" -, que prevê perda do número de máximos de pontos de uma partida (três), além daquele conquistado no jogo. Ainda há risco de multa de R$ 100 a R$ 100.000.

<p>Fluminense pode escapar do rebaixamento do Brasileiro</p>
Fluminense pode escapar do rebaixamento do Brasileiro
Foto: Ricardo Ayres / Photocamera

O procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, mostrou ter ciência sobre o caso e informou que a CBF enviará um documento ao órgão sobre a notícia da infração nesta quarta-feira. Ele explicou que, se a irregularidade for confirmada, a Portuguesa pederia quatro pontos (1 do empate e outros 3 pela punição). Com isso, a pontuação do time paulista cairia de 47 para 44 pontos e o Fluminense ultrapassaria a equipe, com seus 46 pontos.

"Até agora, não recebemos nada. Mas a informação que eu tenho é que a CBF vai encaminhar amanhã (esta quarta-feira) um documento onde fará a denúncia da irregularidade. Assim, vamos analisar o que nos for passado. No momento, não vou falar sobre rebaixamento. Só posso dizer que o erro foi da Portuguesa e todos devem cumprir a lei", destacou Schmitt.

Posteriormente, o vice-presidente da Portuguesa, Roberto Santos, deu entrevista à ESPN e avisou que o clube rubro-verde foi notificado sobre o fato na tarde desta terça-feira. Contudo, a diretoria informou que seu advogado avisou antes da partida que o atleta havia sofrido apenas um jogo de suspensão. A agremiação lusitana, agora, vai pedir a gravação do julgamento para descobrir se houve erro do advogado ou de digitação por parte do tribunal.

Flamengo também pode perder pontos

Assim como a Portuguesa, o Flamengo também pode ser punido com a perda de quatro pontos no Campeonato Brasileiro por ter escalado de forma irregular o lateral-esquerdo André Santos na partida contra o Cruzeiro, pela última rodada. O jogador foi expulso na Copa do Brasil, julgado na última sexta-feira, e teria de ter cumprido a suspensão no jogo do último sábado.

Por mais estranha que possa parecer, a denúncia está fundamentada no parágrafo primeiro do artigo 171 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que afirma: “"quando a suspensão não puder ser cumprida na mesma competição em que se verificou a infração, deverá ser cumprida na partida subsequente de competição realizado pela mesma entidade".”

Porém, uma possível perda de quatro pontos não rebaixaria o Flamengo por causa até do incidente envolvendo a Portuguesa, que, também punida, permaneceria abaixo do time rubro-negro na tabela de classificação.

Com informações da Gazeta Esportiva

Continua! Peter nega especulações sobre saída de Fred:

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/15-jogadores-brasileiros/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/15-jogadores-brasileiros/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Veja hist&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;oacute;rias incr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;iacute;veis de 15 destaques que surgiram do nada na S&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;eacute;rie A&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Lancepress! Lancepress!
Publicidade
Publicidade