Janela do Fluminense muda o patamar da equipe na temporada
Thiago Silva e Kevin Serna são destaques do segundo semestre do Tricolor
Thiago Silva, Nonato, Ignácio, Kevin Serna e Facundo Bernal. A janela de transferências da metade de temporada do Fluminense foi marcada por esses cinco reforços, além da chegada de Mano Menezes no comando técnico. Na última semana, o Tricolor se classificou na Libertadores e saiu da zona de rebaixamento do Brasileirão.
A base do elenco campeão de 2023 foi mantida, com exceção do zagueiro Nino que saiu do clube. Para compor elenco, muitos reforços: Antônio Carlos (zagueiro), Renato Augusto (meia), Felipe Alves (goleiro), Gabriel Pires (meia), Douglas Costa (atacante), Jan Lucumí (atacante), David Terans (meia) e Marquinhos (atacante).
Assim como a temporada anterior, o ano de 2024 também começou com o pé direito: campeão da Recopa-Sul Americana contra a LDU no Maracanã. Porém, a sequência negativa começou após essa partida, no campeonato carioca e no Campeonato Brasileiro. Apesar do avanço na Libertadores, o Fluminense perdeu na semifinal do estadual para o Flamengo e permaneceu na última posição do Brasileirão por rodadas seguidas.
Fernando Diniz, técnico campeão em 2023, foi demitido após resultados negativos em sequência. Mano Menezes foi o escolhido para tirar o Fluminense da lanterna do campeonato.
Além disso, os reforços do início de ano não renderam da maneira que clube e torcida imaginavam. Nenhum é titular e Douglas Costa já saiu do time. Por isso, o Tricolor foi ativo no mercado de transferências no meio do ano.
Os reforços
Thiago Silva
O "monstro" tricolor voltou ao clube de coração após brilhante carreira europeia e assumiu a titularidade com naturalidade aos 39 anos. Com Thiago Silva em campo, o Fluminense ainda não sofreu gols no Brasileirão. O zagueiro ainda marcou seu primeiro gol nessa passagem contra o Grêmio nas oitavas da Libertadores.
Nonato
O meia atuou no clube em 2022, quando foi titular na equipe de Fernando Diniz. Agora pela sua segunda passagem, Nonato é mais um nome no meio-campo tricolor, principalmente após a saída de Alexsander. Mesmo sem grandes atuações após o Fluminense, o atleta voltou bem ao clube saindo do banco.
Ignácio
O zagueiro atuava no Sporting Cristal, do Peru, e foi contratado pelo Fluminense para ser mais uma opção na defesa do clube após a saída de Nino. Jogou bem na partidas que participou como titular, porém se lesionou e está fora por tempo indeterminado.
Kevin Serna
O ponta jogou contra o Fluminense na Libertadores desse ano e se destacou. Pelo Tricolor, é titular e destaque nos dois lados do campo, caracterizado pela sua disposição física e drible curto. Tem uma assistência, na sua estreia contra o Palmeiras, e um gol.
Facundo Bernal
O volante é uma das grandes promessas do futebol uruguaio e chegou ao Fluminense com grande expectativa, principalmente com uma possível saída de André do clube. Bernal participou somente saindo do banco, mas assim como Nonato, é uma das opções de meio-campo para reposição, com possibilidade de assumir a titularidade em breve.
O Fluminense está nas quartas de final da Libertadores e fora da zona de rebaixamento. A chegada de Mano Menezes e dos reforços mudou o cenário da temporada, que era vista como perdida pela torcida.