Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Flamengo

Flamengo

Favoritar Time
Publicidade

Léo Ortiz, do Flamengo, quase foi vítima de extorsão

4 set 2026 - 15h08
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Operação "Falso 9" prendeu no Rio de Janeiro um homem de 29 anos que se passava pelo técnico Luís Castro para extorquir personalidades do futebol. O golpista tentou aplicar a fraude contra o zagueiro Léo Ortiz, do Flamengo, o cantor MC Hariel, Kannemann e D'Alessandro, mas a polícia agiu antes que tivessem prejuízos. Já o atacante gremista Enamorado caiu no golpe e transferiu R$ 22 mil. A investigação segue para identificar outros envolvidos e vítimas da rede criminosa.

O futebol brasileiro voltou a ser alvo de um esquema de golpes envolvendo jogadores e personalidades ligadas ao esporte. A estratégia utilizava aplicativos de mensagens para estabelecer contato com as vítimas e criar uma falsa sensação de proximidade com figuras conhecidas do futebol.

Foto: Léo Ortiz em atuação pelo Flamengo ( Gilvan de Souza/CRF) / Gávea News

Um dos alvos foi Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo. Um homem que se passava pelo técnico Luís Castro, atualmente no Grêmio, tentou extorquir o jogador por meio de uma abordagem pelo WhatsApp. O suspeito, identificado como Lucas de Oliveira Eduardo, de 29 anos, foi preso preventivamente na manhã de quarta-feira (02), no Rio de Janeiro.

Antes da tentativa contra Léo Ortiz, o criminoso já havia conseguido aplicar o golpe em Enamorado, atacante do Grêmio. Na ocasião, utilizando a identidade falsa do treinador português, o suspeito convenceu o jogador a realizar transferências que totalizaram R$ 22 mil.

A estratégia também foi utilizada contra o funkeiro MC Hariel. No entanto, tanto o cantor quanto Léo Ortiz foram avisados pela polícia antes que qualquer prejuízo financeiro pudesse acontecer. As autoridades já monitoravam o suspeito e conseguiram agir preventivamente.

Segundo as investigações, Lucas fazia parte de um grupo que utilizava perfis falsos em aplicativos de mensagens. Para aumentar a credibilidade da abordagem, os criminosos utilizavam inclusive uma fotografia de Luís Castro.

O suspeito foi detido por suspeita de estelionato mediante fraude eletrônica e falsa identidade. A prisão ocorreu no âmbito da operação "Falso 9", conduzida pela 4ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre.

Além de Léo Ortiz e Enamorado, outros nomes ligados ao futebol também apareceram na investigação. Walter Kannemann, zagueiro do Grêmio, recebeu mensagens do golpista, mas desconfiou da abordagem e procurou a polícia antes de realizar qualquer transferência.

O ex-jogador Andrés D'Alessandro também teria sido procurado pelo esquema. A polícia segue investigando o caso para identificar outras possíveis vítimas e descobrir se há mais pessoas envolvidas na prática criminosa.

Gávea News
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra