Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Flamengo

Flamengo

Favoritar Time
Publicidade

Conmebol havia barrado jogador do Estudiantes antes da semifinal contra o Flamengo

23 out 2026 - 21h09
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Após ser eliminado nos pênaltis na semifinal da Libertadores, o Flamengo tenta reverter o resultado junto à Conmebol alegando a escalação irregular do zagueiro Marcos Rojo, do Estudiantes. Embora a entidade sul-americana tivesse barrado a inscrição do defensor por ter ocorrido fora da janela, o clube argentino obteve uma liminar no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) que permitiu sua atuação. O Flamengo busca a vaga no tapetão, mas o Estudiantes segue confirmado na final contra o Palmeiras.

A eliminação do Flamengo para o Estudiantes, na semifinal da Libertadores, ganhou um novo capítulo fora de campo. O clube carioca tenta reverter o resultado após a disputa de pênaltis, e um detalhe chama a atenção: a própria Conmebol havia rejeitado a inscrição do zagueiro Marcos Rojo, que participou da partida decisiva no Maracanã.

Foto: Flamengo no Maracanã pelo Brasileirão ( Adriano Fontes/CRF) / Gávea News

Segundo o jornalista Renan Moura, da Rádio Globo, a entidade sul-americana discordava da utilização do defensor, mas precisou cumprir uma decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). O Estudiantes havia recorrido ao tribunal depois de receber uma negativa da Conmebol e conseguiu uma medida cautelar que autorizou a participação do jogador.

A controvérsia começou antes do confronto. A Conmebol considerou que a inscrição de Rojo, realizada fora da janela de transferências, não atendia às exceções previstas pelas regras da Fifa, conforme informações publicadas pelo jornal argentino Olé. A avaliação levou à rejeição do registro do defensor na competição.

O Estudiantes contestou a interpretação da entidade e argumentou que existiam precedentes de inscrições autorizadas em condições semelhantes. O clube argentino levou o caso ao TAS e obteve uma decisão favorável na quarta-feira (21), um dia antes da semifinal contra o Flamengo.

Mesmo com a autorização, o Flamengo entende que a escalação de Rojo contrariou o regulamento da Libertadores. De acordo com o jornalista argentino Germán García Grova, o Rubro-Negro apresentou uma reclamação à Conmebol e busca uma vitória administrativa sobre o Estudiantes, resultado que permitiria disputar a final contra o Palmeiras.

A situação apresenta uma particularidade jurídica. Embora a Conmebol tenha rejeitado inicialmente a inscrição, o defensor entrou em campo respaldado por uma determinação do TAS. Dessa forma, a negativa original não comprova, por si só, que o jogador tenha atuado irregularmente.

Marcos Rojo começou como titular na partida disputada na quinta-feira (22), no Maracanã. Após o empate sem gols, o Estudiantes venceu a disputa de pênaltis por 3 a 2 e conquistou a classificação dentro de campo.

Até o momento, não há confirmação de uma decisão favorável ao Flamengo. O Estudiantes segue classificado para enfrentar o Palmeiras na final da Libertadores, marcada para 28 de novembro.

Gávea News
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra