Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Flamengo

Flamengo

Favoritar Time

Brasileirão de 1987 ganha novo capítulo com parecer favorável ao Flamengo

Procurador-geral da República envia parecer favorável ao pedido do clube carioca; caso volta ao Supremo e reacende disputa histórica

19 fev 2026 - 11h20
(atualizado às 11h20)
Compartilhar
Exibir comentários

A disputa do Campeonato Brasileiro de 1987 parece estar longe do fim e ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira (18). O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer no qual apoia o pedido do Flamengo pelo reconhecimento compartilhado do título com o Sport. A informação foi publicada inicialmente pelo portal de notícias PlatôBR.

No documento, a PGR sustenta que o STF deve rever a decisão da Primeira Turma que, em 2017, anulou resolução da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). À época, a entidade havia reconhecido Flamengo e Sport como campeões. Porém, depois do julgamento, a CBF passou a considerar apenas o clube pernambucano como vencedor, em cumprimento a uma decisão da Justiça de Pernambuco.

Sport disputou o modulo amarelo da Copa União, o Brasileirão de 1987 –
Sport disputou o modulo amarelo da Copa União, o Brasileirão de 1987 –
Foto: Divulgação / Sport / Jogada10

Agora, Gonet afirma que a Primeira Turma interpretou de forma equivocada a atuação da CBF. Segundo ele, a entidade pode adotar critérios desportivos para reconhecer outro campeão, desde que preserve os efeitos da decisão judicial que transitou em julgado em favor do Sport. Com isso, o procurador defende que o STF restabeleça a validade da resolução de 2011 e admita a divisão do título.

Enquanto isso, o processo segue em tramitação no STF. O caso está no gabinete do ministro Luís Roberto Barroso, que votou contra o Flamengo em 2017. Até que o Senado analise a indicação de Jorge Messias para a Corte, o ministro Edson Fachin conduz a relatoria.

Entenda a polêmica Flamengo x Sport

A polêmica começou ainda em 1987, quando o regulamento previu um quadrangular final entre os campeões dos Módulos Verde e Amarelo. No Verde, o Flamengo venceu o Internacional na final da Copa União. No entanto, o clube carioca e o time gaúcho se recusaram a disputar o cruzamento final organizado pela CBF. Já no Módulo Amarelo, Sport e Guarani seguiram o regulamento e decidiram a competição. Em fevereiro de 1988, o Sport venceu por 1 a 0 e levantou a taça.

Posteriormente, a Justiça confirmou o título do Sport. Anos depois, porém, a CBF reconheceu também o Flamengo como campeão. Em 2017, a Primeira Turma do STF rejeitou os recursos do clube carioca e manteve o entendimento de que a decisão judicial não poderia ser modificada. Na ocasião, alguns ministros afirmaram que a Corte não poderia rediscutir o mérito de um caso já encerrado.

Divulgação / Sport e Arquivo / Flamengo - Legenda: Sport e Flamengo disputam na Justiça o título do Campeonato Brasileiro de 1987
Divulgação / Sport e Arquivo / Flamengo - Legenda: Sport e Flamengo disputam na Justiça o título do Campeonato Brasileiro de 1987
Foto: Jogada10

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.

Jogada10
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade