AeroFla: Embarque do Flamengo para final da Libertadores termina em confusão
Final de festa, nesta quarta, é marcado por bombas de efeito moral, tiros de borracha e correria no entorno do aeroporto do Galeão
O torcedor começou um "esquenta" para a decisão da Libertadores. Afinal, o Flamengo embarcou para Lima rumo à final da competição continental contra o Palmeiras, no sábado (29), às 18h (de Brasília), no Monumental de Lima, no Peru. A delegação rubro-negra deixou o Ninho do Urubu por volta de 14h. O voo está previsto para às 17h (de Brasília). Com isso, a torcida se mobilizou para o famoso AeroFla com concentração no BRT e foi andando até o terminal de cargas do Galeão, na Ilha do Governador.
No entanto, o fim da grande festa dos torcedores terminou em confusão com bombas de efeito moral e gás de pimenta por conta da grande aglomeração de torcedores antes da delegação entrar na área de decolagem.
O veículo percorreu o entorno da base aérea em clima festivo, mas ao chegar na reta que dá acesso ao Terminal de Cargas, a PM fez a dispersão dos torcedores. Imediatamente os tetos dos dois ônibus foram desocupados. Depois disso, começou uma correria, com policiais atirando balas de borracha, spray de pimenta e bombas de efeito moral na direção de alguns torcedores.
A cavalaria afastou os torcedores o ônibus poder passar. Nisso, causou uma correria em que alguns torcedores começaram a jogar garrafa, lata, pedra e fogos. Assim, a Polícia Militar revidou com bala de borracha, gás lacrimogêneo, gás de pimenta e bala de borracha.
Muita festa da torcida rubro-negra
Apesar da confusão, o trajeto foi de festa a todo momento. Na chegada ao Galeão, o ônibus do Flamengo foi totalmente engolido pela torcida e grande motivação. Além disso, diversos torcedores ficaram em cima do automóvel com bandeiras.
A movimentação, afinal, no aeroporto contou com festa, bandeiras, sinalizadores e cânticos de apoio ao elenco às vésperas da decisão continental. Além da caminhada, alguns torcedores acompanharam de barco o trajeto e chegaram a pular na água. E, claro, a provocação não pôde faltar. Um torcedor levou uma cabeça de porco para provocar o Palmeiras.
Além da euforia pela conquista da Libertadores, o Flamengo também está muito perto de levantar a taça do Campeonato Brasileiro. Basta apenas uma vitória contra o Ceará na próxima quarta-feira. Diante disso, o torcedor Vitor Gato levou a taça do Brasileiro: "Essa a gente já conquistou. Vamos buscar a Libertadores".
Grande decisão
A final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras definirá quem será o primeiro tetracampeão continental do Brasil. Os dois melhores times da América do Sul disputam também o título do Brasileirão. O Rubro-Negro, afinal, lidera com 75 pontos, contra 70 do Alviverde.
Será, aliás, a sétima final única da Libertadores, a segunda vez que uma cidade se repete. O Maracanã, no Rio de Janeiro, recebeu duas edições da partida decisiva da competição, em 2020 e 2023.
Tensão
Antes do embarque, a torcida e os próprios os jogadores viram um momento de tensão no Rio de Janeiro. A Linha Amarela, uma das principais vias da cidade, teve de ser interditada por causa de um confronto entre policiais e criminosos nesta quarta-feira (26). A Polícia Militar, assim, destacou 345 policiais exclusivamente para escoltar a delegação do Flamengo e reforçar a segurança dos torcedores.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.