Ex-treinador lembra início de Firmino: "muita personalidade"
O atacante Roberto Firmino, 23 anos, do Hoffenheim, é uma das principais novidades na delegação da Seleção Brasileira que está em Istambul para o amistoso contra a Turquia e que estará em Viena para enfrentar a Áustria pelos próximos sete dias. Firmino despontou no futebol brasileiro defendendo o Figueirense na Série B, em 2010, no time treinado por Márcio Azevedo. O técnico recordou a trajetória do então promissor jogador alagoano pelo time catarinense.
Pelo Figueirense, Roberto Firmino disputou quase toda a Série B de 2010 e colaborou na campanha que rendeu o acesso do clube à Série A. Mesmo com pouca idade - começou a competição aos 18 anos - Firmino foi importante na conquista dos catarinenses. Jogou 36 jogos, sendo 17 como titular e marcou oito gols.
Comandante do Figueirense na época, o técnico Márcio Azevedo lembrou das características de Roberto Firmino sob seu comando. Para o treinador, Firmino sempre se destacou por ser um jogador muito corajoso, que sempre ousava uma jogada com objetivo do gol.
“O que me impressionava nele é que mesmo muito jovem era um garoto com muita personalidade, agressivo, buscando sempre o gol. Mesmo quando errava uma jogada, ele persistia e o que aconteceu com ele lá no Figueirense é que ele sempre acertou mais”, lembrou.
Márcio lembrou que Roberto Firmino encaixou bem no ataque que era formado pelo experiente Reinaldo, ex-São Paulo e hoje no Luverdense-MT, e Willian, atacante que joga pelo Cruzeiro atualmente.
“Usávamos o Roberto Firmino mais como um meia-atacante, mas com total liberdade para encostar nos dois atacantes que eram o Reinaldo e o Willian. Houve uma sintonia muito grande entre eles”, comentou.
Na última temporada, Roberto Firmino marcou 16 gols no Campeonato Alemão e se destacou também pelo número de assistências. O brasileiro deu 11 passes para gol e foi vice-líder no quesito com duas assistências a menos que Marco Reus, do Borussia Dortmund. Márcio Azevedo acredita que a experiência como meia no Figueirense contribuiu para esse jeito de garçom. Mas o treinador enfatizou a evolução do jogador com sua ida para a Europa.
“Acho que esse passado dele contribuiu (na questão das assistências), mas vem também o amadurecimento como jogador. Estamos falando de 2010, depois foram quatro temporadas na Europa, veio a evolução. Encontrei com ele há um tempo e percebi que está bem mais forte. É um jogador que é alto, forte e agora está mais amadurecido”, frisou.
Depois de ver Roberto Firmino surgir para o futebol e driblar as dificuldades de sua origem humilde, o técnico Márcio Azevedo comemorou o sucesso do jogador. Treinador de Firmino no passado, Márcio prevê um futuro ainda mais brilhante ao promissor atacante da Seleção Brasileira.
“Fico muito feliz por ele, pois é um garoto de família muito humilde de Maceió e vem vencendo em sua carreira. É um jogador que está sendo observado pelos grandes clubes europeus e tem tudo para conquistar a Europa. Acredito que em breve poderá atuar por uma equipe que possibilite um acréscimo em sua carreira com conquistas”, salientou.