Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Endrick chega ao Lyon de olho em vaga no elenco da seleção brasileira que vai disputar a Copa de 2026

Endrick foi anunciado oficialmente como novo reforço do Lyon no dia 23 de dezembro por meio de um vídeo nas redes sociais no qual foi apresentado como um "presente natalino" para os torcedores. O atacante brasileiro ganhou destaque na imprensa francesa e foi capa do jornal esportivo L'Équipe, que saudou a chegada à França de um jogador "veloz, robusto e potente".

27 dez 2025 - 12h21
(atualizado às 12h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Aos 19 anos, o jovem prodígio do futebol brasileiro, revelado pelo Palmeiras, encara a partir desta segunda-feira (29) um novo desafio na carreira: se impor no ataque do Lyon, clube francês que tem um histórico bem-sucedido com craques brasileiros.

O jogador brasileiro Endrick trocou o Real Madrid pelo Lyon, onde vai jogar por empréstimo até junho de 2026.
O jogador brasileiro Endrick trocou o Real Madrid pelo Lyon, onde vai jogar por empréstimo até junho de 2026.
Foto: AFP - ANDER GILLENEA / RFI

Nas redes sociais, o Lyon lembrou que o atacante é o 28° do país a vestir as cores branca, azul e vermelha do time do sudeste da França. Durante quase uma década, a equipe reinou nos gramados franceses liderada por Juninho Pernambucano, conquistando o campeonato nacional sete vezes seguidas, entre 2002 e 2008.

Pelo clube também já passaram nomes como os dos zagueiros Cris e Marcelo, os meio-campistas Edmilson, Claudio Caçapa e mais recentemente Lucas Paquetá e Thiago Mendes.

Mas nos últimos anos, o time tem decepcionado, lutando para voltar a conquistar títulos e brilhar nos gramados da França e da Europa. Atualmente, é o quinto colocado no campeonato francês e disputa a Liga Europa, a segunda competição interclubes mais importante do continente.

Futuro camisa "9"

Endrick foi emprestado ao Lyon de janeiro até o final da temporada, em 30 de junho, sem opção de compra. Logo na chegada, ele foi apresentado como o futuro camisa 9, que tem peso importante, já que foi usada pelo maior ídolo da equipe: Karim Benzema. O atacante francês fez história no clube até ser transferido para o Real Madrid.

Antes de Benzema, outro craque que vestiu a 9 do Lyon foi o brasileiro Sonny Anderson. Ele também deixou sua marca na equipe, conquistando 4 títulos e anotando 94 gols em 161 partidas, números que o colocam como o nono maior artilheiro da história do clube.

"Se há um time na Europa para um brasileiro fora do Real Madrid, ou melhor, das grandes equipes espanholas talvez seja o Lyon. O melhor jogador da história do clube é brasileiro, Juninho Pernambucano. Ele foi recomendado por Lucas Paquetá", lembrou François David, comentarista do programa Rádio Foot Internacional, comandado pela jornalista Annie Gasnier. Para David, ao dizer "sim" ao Lyon, Endrick fez uma ótima escolha.

"Ele é capaz de fazer coisas que ninguém no elenco do Real Madrid sabe fazer, ou seja, tentar marcar, chutar, estar presente na frente do gol. Ele foi emprestado para o Lyon por 1 milhão de euros. Isso não é pouca coisa, é uma superestrela que chega ao Lyon. Ele tem 20 milhões de seguidores no Instagra e vai impulsionar as redes sociais da instituição. Hoje em dia, isso é levado em conta", avalia.

Endrick deixa a capital espanhola e o Real Madrid, que o comprou em 2022, com apenas 16 anos, por 60 milhões de euros. O atacante chegou ao clube merengue em julho de 2024, mas encontrou obstáculos para se impor no time com maior número de títulos da Liga dos Campeões (15). Foram apenas sete gols em 40 jogos, muito pouco para quem aspira ser titular e entrar na lista dos selecionáveis para a Copa de 2026.

Apesar de outros times, como o alemão Frankfurt, mostrarem interesse, Endrick optou pelo Lyon, onde terá chances e tempo de jogo, já que o clube estava à procura de um centro-avante desde a partida do georgiano Georges Mikautadze, em agosto. Com a vaga aberta, o atacante brasileiro vai estar mais visível em ação nos gramados, o que pode despertar a atenção do treinador italiano Carlo Ancelotti, que dirige a seleção brasileira, na opinião de outro comentarista do programa Radio Foot Internacional, Chérif Zhemour.

"Acho que isso pesou na decisão dele. Vamos lembrar que o Lyon disputa o campeonato francês, mas também a Liga Europa, o que significa jogar a cada três dias, em média. Então, isso é importante, a regularidade. Ele quer a todo custo, como qualquer jovem brasileiro, jogar a Copa do Mundo de 2026. Para mim, há uma chance de ele ir, mas, por enquanto não. No momento, não é possível, ele não está, na minha opinião, nos planos (Ancelotti)", indica Zhemour.

"O Lyon precisava de um número 9 e nós adoramos o Endrick, conhecemos as suas qualidades. O que eu gosto nele, acima de tudo, é a sua explosão. Um jogador que dinamita as defesas, é ofensivo, chuta ao gol em qualquer posição. Por isso, acho que os dois, Lyon e Endrick, são ganhadores nessa transferência", acrescenta Zhemmour.

Voir cette publication sur Instagram

Une publication partagée par Olympique Lyonnais (@ol)

Estreia em janeiro

Para o jornal L'Équipe, Endrick, com seu físico e técnica, vai facilmente se adaptar ao estilo do treinador português Paulo Fonseca, que numa conversa telefônica em novembro, o convenceu a se transferir para o Lyon.

Segundo o diário esportivo, o atacante nascido em Tabatinga, no Distrito Federal, receberá do novo clube metade dos 400 mil reais de salário mensal, numa negociação evolvendo indenização ao Real Madrid para chegar ao valor de 1 milhão de euros do empréstimo.

Os torcedores vão ter que esperar para ver o brasileiro entrar em campo com seu novo uniforme. Apesar de começar a treinar com o grupo a partir desta segunda-feira (28), Endrick será oficialmente jogador do Lyon a partir do dia 1° de janeiro. Devido ao curto período para inscrevê-lo no futebol francês, ele só deverá estrear com seu novo clube no dia 11 de janeiro, no confronto com o Lille pela Copa da França, ou no dia 18, quando o time recebe em casa, o Brest pela Ligue 1, o campeonato nacional.

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade