CAPA ESPORTES
 Últimas
 Mundial 2002
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Cartões
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Fale com a gente



Fernando Santos
Quarta-feira, 26 Junho de 2002, 23h07
terraesportes@terra.com.br

Nenê: péssimo negócio


Poderia ter sido muito melhor. Uma hora depois de ter sido selecionado pelo New York Knicks, o brasileiro Nenê foi envolvido numa negociação com o Denver Nuggets, um dos piores times da NBA. O que poderia ser um dia de Cinderela acabou sendo uma noite de pesadelo.

Ok, não foi o melhor, mas como não comemorar o fato de Nenê ter sido o sétimo jogador escolhido no draft? Um marco histórico no basquete brasileiro. No Knicks, Nenê poderia ter uma temporada como reserva, talvez até com poucas oportunidades. Mas, em Denver, no Colorado, numa cidade uma milha acima do nível do mar, será muito difícil não ser titular.

A troca foi uma grande surpresa. Pregou peça até mesmo neste colunista. Logo após a escolha, me enchi de entusiasmo. Quem acessou o Terra pôde ler uma coluna urgente, onde escrevi que Nenê poderia até se transformar num novo Patrick Ewing. O sonho durou pouco.

Logo surgiu a notícia da troca. O Knicks mandou Nenê, o veterano armador Mark Jackson e o ala-bichado Marcus Camby para Denver, em troca do ala Antonio McDyess. A negociação foi confirmada pela direção do Nuggets, enquanto a NBA ainda aguardava uma palavra oficial. Chegou até a adiar uma teleconferência de Nenê, à espera da confirmação.

A situação de Nenê também ficou complicada pela reação do público no Madison Square Garden, em Nova York, onde foi realizado o draft. Torcedores do Knicks vaiaram a escolha do brasileiro. Eles esperavam por Caron Butler, que acabou indo para Miami. Logo após, saiu a troca.

Não é exagero dizer que o Denver é um lixo. O time só não foi pior na temporada do que Chicago Bulls, Memphis Grizzlies e Golden State Warriors. Ganhou apenas 27 jogos e sofreu 55 derrotas. McDyess era uma estrela solitária na equipe, que ainda tinha o armador Nick Van Excel, que acabou sendo trocado durante o campeonato com o Dallas Mavericks.

No elenco atual, o único jogador com alguma fama, de pipoqueiro, é o ala Juwan Howard, que foi expulso do Washington Wizards por Michael Jordan e não conseguiu se firmar, em seguida, no Mavericks. É um timinho.

Nenê deu o primeiro passo, que é entrar na NBA. Agora, terá que dar um enorme salto, que é sobreviver no Denver Nuggets.

 

veja lista das últimas colunas

Juarez Soares Marcos Caetano Fernando Santos