CAPA ESPORTES
 Últimas
 Mundial 2002
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Cartões
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Fale com a gente



Fernando Santos
Segunda-feira, 13 Maio de 2002, 00h44
terraesportes@terra.com.br

Cadê o MVP?


Se a escolha de Tim Duncan como o melhor jogador da temporada causou polêmica, imagine após a segunda rodada dos playoffs. O San Antonio Spurs de "Dream" Duncan está à beira da eliminação, após a segunda derrota consecutiva, e em casa, para o Los Angeles Lakers.

Duncan até que não está jogando mal nesta série. Sua pontuação tem sido crescente: marcou 26, 27, 28 e 30 pontos nos quatro primeiros jogos da série. Nada mal. Mas insuficiente para conduzir o Spurs, que sofreu a quarta derrota consecutiva dentro de seu ginásio/estádio para o Lakers em playoffs (temporadas 2001/2002).

O problema de Duncan, e do Spurs, é fechar o jogo. O Lakers até poderia ter encerrado a série após a reação no jogo 2, quando chegou a perder por 21 pontos e teve a chance de empatar (e até vencer) no finalzinho (quando Kobe Bryant falhou no ataque, com seis segundos de posse de bola e dois pontos atrás no placar).

Neste domingo, o San Antonio liderou o jogo até a cinco segundos do final, quando Bryant errou novamente no ataque, mas conseguiu pegar o rebote mais importante da partida e dar a vitória ao Lakers. Com pouco mais de três minutos por jogar, o Spurs vencia por cinco pontos. A três segundos do final, Duncan fez um arremesso desesperador. Mas não milagroso.

Duncan é um jogador excepcional, merecia como nunca o prêmio de MVP em 1999 que foi dado injustamente a Karl Malone. Este ano, o prêmio deveria ser dado a Jason Kidd, que faz no New Jersey o que Duncan não consegue: decidir na hora H.

E isso não só Kidd sabe fazer, como se tornou uma especialidade do Lakers. Nos dois últimos jogos, o atual bicampeão, jogando fora, bateu o Spurs no quarto período por 25 a 18, na sexta, e por 20 a 10, no domingo. É nesse momento do jogo que a marcação se torna mais dura. É nesse momento que Duncan sofre mais. É nesse momento que Shaquille O'Neal aparece.

No ano passado, Shaq levantou a polêmica: "Como pode um jogador ser escolhido o melhor defensor se ele não consegue me marcar?" A frase foi para Dikembe Mutombo, do Philadelphia, que perdeu a decisão da NBA por 4 jogos a 1. E agora Shaq pode repetir a dose, mesmo jogando no sacrifício, com lesões nas pernas e no pulso direito.

Tudo caminha para um duelo entre Lakers e Sacramento na Conferência Oeste. Os dois times vencem suas séries por 3 jogos a 1 e fazem a quinta partida em casa. No Leste, Nets e Boston também têm a mesma vantagem, e caminham para a final. Ainda está de pé a decisão da nostalgia entre Los Angeles e Boston!

 

veja lista das últimas colunas

Juarez Soares Marcos Caetano Fernando Santos