CAPA ESPORTES
 Últimas
 Mundial 2002
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Cartões
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



Fernando Santos
Terça-feira, 26 Março de 2002, 00h35
terraesportes@terra.com.br

Decisão na NBA


Os últimos oito dias mostraram um emocionante confronto entre quatro dos principais times da NBA, os maiores favoritos ao título da temporada. Todos na Conferência Oeste. Foram cinco verdadeiros duelos de titãs, num cenário que promete se manter pelo menos até o dia 17, data da última rodada da temporada regular.

Mais importante do que vencer é terminar o mais bem colocado possível. O que está em jogo agora não é a apenas a rivalidade entre Sacramento, Lakers, San Antonio e Dallas. Mas sim o direito de ter o mando de quadra nos playoffs.

Antes das projeções, vejamos como foi a semana. Domingo retrasado, o Lakers venceu em casa o Dallas por 105 a 103. Na terça, a revanche no Texas, e o Mavericks deu o troco: 114 a 98. Na quarta, em sua viagem texana, o Lakers voltou a ser massacrado: 108 a 90 em San Antonio. O Spurs repetiu a dose um dia depois, diante do Dallas: 105 a 102. E a super-semana terminou no domingo passado, com a vitória do Lakers, fora de casa, 97 a 96 diante do Sacramento.

Balanço inicial: o Spurs foi o único entre os quatro grandes do Oeste que se manteve invicto nesta série. E o Lakers, mesmo humilhado em dois jogos, não perdeu em casa e conquistou uma importante vitória em Sacramento.

A vitória sobre o Kings teve um peso a mais. Nos últimos seis jogos disputados em Sacramento, incluindo playoffs, o Lakers venceu cinco. Isso mesmo: apenas uma derrota. Daí, a grande importância de ter o mando de quadro. Se já é difícil derrotar os atuais bicampeões, pior ainda se tiver que fazê-lo longe de casa. É assim que se sentem os atuais líderes de uma conferência em ritmo de gangorra, onde os quatro primeiros colocados estão na briga pela liderança.

A semana mostrou que, apesar da irregularidade, o Lakers ainda é a grande força da Conferência Oeste. E se alguém pretende acabar com a hegemonia de Los Angeles, pode começar tratando de garantir o maior número possível de partidas em casa nos playoffs.

Não custa lembrar que, no ano passado, o Lakers venceu todos os jogos de playoffs. E só foi derrotado uma vez na final diante do Philadelphia 76ers, logo na primeira partida, após ficar nove dias parado, à espera da conclusão da Conferência Leste.

Faltam, em média, 13 jogos para o final da temporada regular. Será uma corrida alucinante em busca da melhor posição entre os oito classificados. Numa época de equilíbrio, o fator quadra tem tudo para ser decisivo. Mas é bom não esquecer do retrospecto do time de Los Angeles em playoffs...

 

veja lista das últimas colunas

Juarez Soares Marcos Caetano Fernando Santos