CAPA ESPORTES
 Últimas
 Copa de 2002
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Cartões
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente


 Compras



Fernando Santos
Sexta-feira, 08 Fevereiro de 2002, 22h47
terraesportes@terra.com.br

Folia das estrelas


O All-Star Game deste domingo tinha tudo para ser um dos maiores da história. Há muito tempo a constelação da NBA não reunia tantos astros. Poderia, mesmo, ser memorável. Dois desfalques, porém, tiraram um pouco do brilho da partida. Mas não a sua grandiosidade.

Estava armado o palco para um duelo especial entre pelo menos três grandes estrelas de cada conferência: Michael Jordan, Allen Iverson e Vince Carter pelo Leste; Shaquille O'Neal, Kobe Bryant e Tim Duncan pelo Oeste. Restaram duas duplas.

Pelo segundo ano consecutivo, Shaq está fora da partida. Desta vez, com uma desculpa muito suspeita. Após brilhar em quatro jogos consecutivos fora de casa e ser eleito o melhor jogador da semana, O'Neal alegou uma contusão na sola do pé para ficar de fora da última partida antes do ASG.

Essa foi a senha para driblar a fiscalização da NBA. Contusão, verdadeira ou não, é uma razão indestrutível. Mas há pelo menos um mês já se comentava em Los Angeles que Shaq não jogaria contra o Chicago Bulls, como não jogou, justamente para ter em mãos uma espécie de álibi para fugir da Philadelphia.

E quem pensa que Shaquille O'Neal simplesmente ignorou os milhares de votos que recebeu (foi o segundo da lista, só atrás de Carter), se engana. Anos atrás, quando a NBA preparou uma memorável cerimônia para homenagear os 50 maiores jogadores da história da liga, Shaq simplesmente nem deu as caras num dos intervalos do ASG. Um vexame a mais ou a menos não irá afetar sua cabeça, muito menos o seu bolso.

Sem Shaq, o Leste já escalou Chris Webber para formar a equipe titular. É claro que não será a mesma coisa. Não se pode desconsiderar a força do jogador que foi eleito nos dois últimos anos o MVP das finais.

No Leste, Jordan não terá a companhia de um dos principais candidatos a sucedê-lo no reinado da liga. Vince Carter também alegou uma contusão, no intervalo do jogo contra o San Antonio, e também não joga. Uma pena.

Se Michael Jordan não estiver motivado (já pediu para jogar apenas alguns minutos), a partida pode se transformar num duelo de egos entre outros dois candidatos ao trono: Iverson e Bryant. Jogando em casa, diante de sua torcida, Allen começa com vantagem. Uma bola será pouco para ele.

Os desfalques, de certa forma, ajudaram o time do Leste. Faltava um armador nato na escalação. Com a saída de Carter, entrou uma peça importante: o armador Jason Kidd, que está sendo considerado o melhor jogador da temporada por suas incríveis atuações pelo New Jersey Nets, líder da conferência.

Kidd estruturou melhor o time do Leste, que recuperou o favoritismo da partida. Sem Shaq, o Oeste terá de esperar pela boa vontade e disposição de seus pivôs, Duncan e Webber. Se todos estiverem em ritmo de folia, esse jogo pode dar samba.

Dica
A ESPN/Internacional transmite o All-Star Game neste domingo, às 20h (horário de Brasília). Na madrugada de sábado para domingo, às 2h, vai ao ar um programa sobre os eventos do fim-de-semana, incluindo os torneios de enterradas, duplas mistas e de arremessos de três pontos. Divirtam-se!

 

veja lista das últimas colunas

Juarez Soares Marcos Caetano Fernando Santos