CAPA ESPORTES
 Últimas
 Mundial 2002
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Cartões
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente


 Compras



Fernando Santos
Segunda-feira, 04 Fevereiro de 2002, 17h51
terraesportes@terra.com.br

Patriotas


Tom Brady, a Cinderela do New England Patriots, foi eleito MVP e tornou-se também o mais jovem quarterback da história a vencer o Super Bowl. Mas o atual campeão da NFL deve agradecer também a outro MVP: Kurt Warner, que em 1999 foi o grande herói do Saint Louis Rams e, em 2002, tranformou-se no grande vilão.

Erros cruciais de Warner custaram o título ao time de melhor ataque do campeonato. Ele sofreu duas interceptações e não conseguiu nenhum passe em profundidade, a grande arma do Saint Louis. Neste ponto, o New England também teve méritos: manteve durante toda a partida uma cobertura eficiente na linha secundária com os cornerbacks, e procurou, sempre que possível, pressionar o quarterback do Rams. Resultado: 17 dos 20 pontos do Patriots foram conquistados após falhas do rival (além das interceptações, um fumble).

Assim, uma combinação de defesa eficiente contra um ataque inoperante transformou a maior zebra dos últimos anos no campeão do Super Bowl 36. Zebra que por pouco não acabou em papelão. O New England vencia por 14 pontos de diferença no último período e permitiu o empate a 1 minuto e 30 segundos do final.

Foi então que brilhou o jovem Brady, que começou a temporada como terceiro reserva e que recebe o salário-mínimo da NFL, de US$ 298 mil, contra um contrato de US$ 103 milhões do então titular Drew Bledsoe. Numa campanha memorável, ele conduziu o Patriots por 53 jardas e colocou a equipe em condições de executar o field goal decisivo e levar o Patriots à vitória por 20 a 17.

Uma conclusão aparentemente sem risco: um chute de 48 jardas. Nada impossível, mas com um detalhe impressionante: o keeker Adam Vinatieri é simplesmente perfeito em estádios cobertos, como o Superdome de New Orleans. Em 25 chutes, acertou todos.

Faltavam apenas sete segundos para o final da partida quando o New England se preparava para o snap mais importante da sua história. O chute de Vinatieri saiu perfeito, exatamente como há duas semanas, quando ele acertou dois chutes decisivos na semifinal da Conferência Americana contra o Oakland Raiders. E em condições muito adversas: debaixo de uma intensa nevasca. Vinatieri não sou empatou o jogo com um field goal no final do quarto período como garantiu a vitória com outro, na prorrogação de morte súbita.

O New England não foi, durante toda a temporada, uma equipe brilhante. Mas foi um time certinho, que jogou, como se diz na gíria do futebol, o feijão-com-arroz. Poucos erros na defesa e um ataque que correspondeu quando necessário. Não é uma equipe que ficará guardada na memória como uma das maiores de todos os tempos.

Mas o Patriots plantou uma semente que, essa sim, poderá guardar seu nome na história. Afinal, jamais um quarterback conseguiu o título máximo com apenas 24 anos. Steve Young e John Elway, só para citar dois casos recentes, só foram campeões depois dos 30. Brady tem a chance de iniciar uma coleção de Super Bowls.

 

veja lista das últimas colunas

Juarez Soares Marcos Caetano Fernando Santos