CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 ESPECIAIS



 SHOPPING



Fernando Santos
Segunda-feira, 25 Junho de 2001, 13h34
terraesportes@terra.com.br

Jordan está de volta


Isso mesmo, Michael Jordan está de volta à NBA. Qual a surpresa? No momento, a única surpresa é se Jordan não voltar. Porque todos os indícios apontam para o seu terceiro retorno à NBA. E desta vez ele está ainda mais disposto a provar que continua sendo o número 1 da história do basquete.

Jordan já treinou, já recrutou amigos, já arrebentou duas costelas, já deu todas as dicas. Só falta mesmo o anúncio oficial. Ele está de saco cheio da vida de cartola. Percebeu, já era hora, que seu lugar é do lado de dentro da quadra. E sabe que ainda pode jogar, talvez no mesmo nível em que deixou a NBA há três anos.

A vontade de voltar cresceu com o bi do Los Angeles Lakers. Após as quatro vitórias consecutivas sobre o Philadelphia 76ers, após 16 jogos e apenas uma derrota nos playoffs, o comentário é que o time de Shaquille O'Neal, Kobe Bryant e Phil Jackson teria se tornado imbatível. Está aí um desafio que Jordan gostaria de encarar.

Quem mais poderia deixar a aposentadoria, a conta bancária com centenas de milhões de dólares, para desafiar o que se convencionou chamar de o futuro da NBA, a nova dinastia, o primeiro grande esquadrão do novo milênio?

O próprio Jordan já declarou que não considera o Lakers um time imbatível. Com sua esperteza e genialidade, deve ter descoberto um ponto vulnerável. Durante seus 13 anos na liga, Jordan sempre se superou, sempre descobriu maneiras de superar obstáculos. Foi assim quando iniciou um processo de fortalecimento muscular, no final dos anos 80, para bater o estilo durão do Detroit Pistons. Mais tarde, quando precisava de ajuda na defesa, aturou a toda prova o irresponsável Dennis Rodman. Resultado: seis títulos conquistados.

Desta vez, a história não é diferente. Com o Washington Wizards, Jordan alimenta suas esperanças. Na próxima quarta-feira, a equipe será a primeira a escolher no draft universitário. Além disso, tem o caixa livre para contratações. O mercado abre em 1º de julho. O ala-pivô Chris Webber pode ser o primeiro. Ideal para um confronto futuro contra Shaq?

Jordan também já disse que, antes de pensar no Lakers, é preciso pensar em vencer a Conferência Leste. Isso significa vencer Allen Iverson. Jordan colecionou vários prêmios pela sua capacidade defensiva. Mas, aos 38 anos, ele sabe que seu esforço pode não ser ao mesmo. Que tal então contar com um armador ao mesmo tempo talentoso e eficiente na defesa: Gary Payton.

O primeiro do draft, Webber e Payton. É um bom começo para se pensar em um grande time. Talvez ainda com a ajuda de veteranos como Charles Barkley, Hakeen Olajuwon e Patrick Ewing. Todos ao lado de Jordan. Talvez esteja nascendo o maior obstáculo para o tri do Lakers.

Este é o panorama da pré-temporada 2001-2002 da NBA. Com quem Jordan vai jogar? Como será sua equipe? Terá chances de ganhar o campeonato? Qualquer outra notícia, como sua desistência de voltar, essa sim será uma grande surpresa.

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Daniela Giuntini Fernando Santos