CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 ESPECIAIS



 SHOPPING



Fernando Santos
Quinta-feira, 07 Junho de 2001, 14h00
terraesportes@terra.com.br

Salto alto


De um lado, um time concentrado numa verdadeira decisão. Do outro, uma equipe preocupada com as ondas do Pacífico e jogos de vídeo-game. Assim começaram as finais da NBA, com a surpreendente vitória do Philadelphia 76ers sobre o Lakers, em Los Angeles.

Apesar de todos os erros cometidos pelos atuais campeões, é inegável a força e a capacidade do Philadelphia. Não apenas com Allen Iverson, responsável por 48 pontos, justificando sua condição de melhor jogador da temporada. Mas por um grupo que acredita na força do conjunto.

O 76ers foi eficiente na marcação e soube reverter uma vantagem que chegou a 13 pontos em menos de 10 minutos de jogo. O Lakers achava que ali, no início do primeiro quarto, o título já estava garantido. No terceiro período, graças a um enorme esforço defensivo, o Philadelphia não só reagiu como chegou a estar vencendo por 15 pontos.

O Lakers sobreviveu graças a um milagre defensivo. Nem Kobe Bryant nem Derek Fisher (os dois, medíocres), conseguiam parar os arremessos de Iverson. O único que conseguiu foi o terceiro armador reserva da equipe, Tyrone Lue. Grudado como um carrapato na sua vítima, ele parou o cestinha do campeonato.

O time de Los Angeles teve, por várias vezes no tempo normal, a chance de vencer a partida. Mas os erros foram fatais. Bryant teve a sua oportunidade, mas parou no bloqueio do Philadelphia a 17 segundos do final. Eric Snow ainda teve o último arremesso, mas errou.

Na prorrogação, o Lakers parecia que jogaria como nas últimas 19 partidas em que se manteve invicto. Abriu logo cinco pontos. Foi então que os erros apareceram. Na posse de bola para aumentar a vantagem, Robert Horry cometeu uma infantil falta de ataque. Em seguida, só deu Philadelphia.

Após uma penetração frustrada de Lue, Iverson virou a partida com um arremesso de três. Foi o golpe mortal num Lakers que já preparava a festa do título. Um time que ficou mais de uma semana à espera do adversário e sonhava em se tornar o primeiro campeão invicto nos playoffs. Bryant passou o tempo gravando imagens para jogos de vídeo-game. Rick Fox foi surfar.

O favoritismo existe apenas antes das partidas, costumam dizer os sábios. Em campo, ou em quadra, todo o retrospecto, as estatísticas, os tabus, são esquecidos. É a lição que o Philadelphia deu nesta primeira partida. O que não significa que o 76ers já pode se considerar campeão ou que o Lakers não terá forças para reagir. Pelo contrário: este jogo mostrou que uma final que poderia durar apenas quatro jogos pode consumir todas as sete partidas. Se o salto alto do Lakers quebrar a tempo, é claro.

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Daniela Giuntini Fernando Santos