CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 ESPECIAIS



 SHOPPING



Fernando Santos
Quarta-feira, 30 Maio de 2001, 19h04
terraesportes@terra.com.br

Garotos, cuidado!


O basquete estudantil dos EUA está em xeque. É um verdadeiro escândalo, envolvendo uma rede internacional de importação de jogadores, principalmente da África, falsificação de vistos e adulteração de idades. O que deve servir de alerta para muitos brasileiros que vivem sendo assediados por empresários e agentes. O futuro na América pode não ser tão brilhante quanto se imagina.

O caso foi revelado de maneira brilhante por uma ampla reportagem da ESPN Internacional. O programa, chamado de "Invasão Estrangeira", foi mostrado esta semana no Brasil. É chocante. Garotos nigerianos são recrutados pela máfia russa e, literalmente, vendidos para as High Schools, os colégios norte-americanos, primeiro passo para se chegar às universidades e, em seguida, a NBA.

Quem não sonha em jogar no principal basquete do mundo? Por isso, os nigerianos, citados com destaque, topam qualquer negócio. Segundo a ESPN, eles se submetem a condições sub-humanas na Rússia, onde são tratados como uma mercadoria qualquer.

E o mercado é grande. Técnicos de escolas americanas estão abertos a qualquer negociação para reforçar suas equipes e ganhar espaço para os seus "programas esportivos". Como os jogadores, os treinadores também encaram essa atividade como uma ponte para universidades e a NBA.

A ESPN revelou casos de nigerianos, porto-riquenhos e até canadenses. Não foi citado ninguém do Brasil. Mas é bom a garotada daqui tomar cuidado. Há muitos casos de jogadores, principalmente juvenis, que vão para os EUA pelas mãos de agentes. Lá, quando descoberta alguma irregularidade, o atleta é imediatamente deportado e fica praticamente impedido de regressar. Ou seja, a carreira vai por água abaixo.

Não custa, portanto, checar as credenciais de alguém que se apresenta prometendo mundos e fundos para jogar nos EUA. Todo cuidado é pouco. E para quem tem acesso a TVs por assinatura, vale à pena ficar ligado em eventuais reprises da ESPN.

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Daniela Giuntini Fernando Santos