CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 ESPECIAIS




 Shopping




 SHOPPING
Clique aqui!



Fernando Santos
Terça-feira, 22 Maio de 2001, 11h54
terraesportes@terra.com.br

Os vingadores


Há dois anos, as chamadas Torres Gêmeas foram construídas com uma avassaladora vitória por 4 jogos a 0 sobre o Los Angeles Lakers. Uma série de playoffs (semifinal do Oeste) dominada por Tim Duncan. Não totalmente, porque o Lakers teve a oportunidade de vencer os dois primeiros jogos, fora de casa, mas falhou nos instantes finais. Em desvantagem, não teve a menor chance mais tarde em casa e foi, na época, varrido pela equipe que iria se tornar campeã da NBA em 1999.

Dois anos depois, a história caminha para o mesmo desfecho, desta vez com vencedores trocados. O Lakers abriu 2 a 0, em pleno Alamodome, e pode, até domingo, encerrar mais uma série de maneira invicta. E impressionante. Até aqui, o time de Los Angeles venceu os nove jogos de playoff disputados. Ao todo, são 17 jogos seguidos, desde o final da temporada irregular. Imparável?

Desta vez, as torres não são obstáculo. Mesmo com a grande atuação de Tim Duncan no segundo jogo, o Lakers soube domar aquele que era apontado como seu maior adversário para tentar impedir o segundo título consecutivo. E mesmo quando as armas ofensivas não funcionam, o time encontra alternativas para vencer.

Com Shaquille O'Neal e Kobe Bryant abaixo dos 30 pontos, algo raro com pelo menos um deles na temporada, o Lakers descobriu a maneira de implodir mais uma vez o Spurs: uma defesa eficiente. No início da partida, Tim Duncan achou espaço e terminou os dois primeiros períodos com 25 pontos. Nos dois períodos finais, o Lakers adotou uma marcação dupla sobre Duncan que reduziu seu desempenho para apenas 15 (incluindo um arremesso de três nos segundos finais, com o jogo definido). Ao mesmo tempo, o método foi ágil o suficiente para impedir os arremessos de três pontos.

Resultado: com Duncan bem marcado e os arremessadores sem liberdade, o ataque do Spurs minguou. E mesmo não atingindo a marca de 90 pontos o Lakers conseguiu a vitória. Ou seja, após aceitar durante quase toda a partida o ritmo lento do San Antonio, o atual campeão ainda assim se impôs. Tudo isso com o técnico Phil Jackson expulso no início do terceiro período, após receber a segunda técnica por reclamar do juiz. Até sem treinador!!!

Como já havia alertado em coluna anterior, o Lakers caminha para fazer história: terminar os playoffs de maneira invicta, algo que nunca aconteceu em toda a história da NBA. Pelo menos na Conferência Oeste isso deve ocorrer. Afinal, os dois próximos jogos, sexta e domingo, serão em Los Angeles.

E nesta terça começa a batalha pelo vice-campeonato da NBA, entre Philadelphia 76ers e Milwaukee Bucks.

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Daniela Giuntini Fernando Santos