CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 ESPECIAIS




 Shopping




 SHOPPING
Clique aqui!



Fernando Santos
Terça-feira, 22 Maio de 2001, 11h54
terraesportes@terra.com.br

Efeito apagão


A proibição de realizar jogos à noite, principalmente em estádios abertos, como os de futebol, é apenas a ponta do iceberg de um grande desastre que se desenha no esporte brasileiro. Os efeitos do apagão serão devastadores em modalidades como o basquete e o vôlei, que dependem muito da energia elétrica.

Os ginásios poliesportivos são, em sua enorme maioria, cobertos. Raros são os casos onde há placas que permitem a entrada de luz natural. Para serem utilizados, é preciso ligar o interruptor. Sem isso, é melhor brincar de cabra-cega.

Com o apagão, muitas federações estão sendo obrigadas a cancelar jogos, principalmente nas categorias de base. Se isso acontece com os chamados federados, imagine com os demais. Por exemplo: o racionamento de 20% de energia deve obrigar escolas e clubes a reduzirem a utilização das quadras. Com isso, será impossível manter a prática esportiva.

A situação é bem mais drástica do que possa parecer. Milhares de crianças, que hoje já encontram condições precárias para desenvolver a prática esportiva, terão ainda mais problemas na era das trevas do governo FHC. Se encontrar um ginásio para treinar já era complicado antes do apagão, agora não será nem mais possível praticar no vídeo game.

As entidades esportivas, como a Confederação Brasileira de Basquete, estão no momento olhando apenas as divisões de elite. Preocupam-se em driblar a legislação ou providenciar geradores para ginásios, que certamente jamais serão usados para um treino da categoria mirim, por exemplo.

O risco que se corre é deixar um vácuo em gerações futuras. Quantas crianças deixarão de praticar esportes nos próximos meses/anos em razão do racionamento, que ninguém sabe quanto tempo deve durar?

Estudo de especialistas revela que a economia com estádios de futebol é insignificante diante das necessidades do racionamento. O que deve ser levado em conta é: essa economia ínfima irá compensar a impossibilidade de se praticar esporte, de se desenvolver atividades físicas? Ou seremos obrigados a passar a viver de forma sedentária e, o que é pior, no escuro?

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Daniela Giuntini Fernando Santos