CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 ESPECIAIS




 Shopping




 SHOPPING
Clique aqui!



Fernando Santos
Quarta-feira, 25 Abril de 2001, 17h14
terraesportes@terra.com.br

Ringue armado


O pivô Calvin Booth, reserva do Dallas Mavericks, parte para a bandeja e acerta um direto de direita pouco abaixo do olho esquerdo do ala Bryon Russel, que vai a nocaute. Basquete? Boxe? Não, são os playoffs da NBA. Em jogos que valem por uma temporada inteira, vale, literalmente, tudo. A cena acima aconteceu terça-feira à noite, em Salt Lake City. O Utah Jazz abriu 2 a 0 na série contra o time do Texas, numa partida marcada por sete faltas técnicas, uma expulsão e muito mais.

O jogo foi tão nervoso que até o polêmico e briguento dono do Maveriks, Mark Cuban, bateu boca no intervalo do jogo com o técnico do Utah, Jerry Sloan. Uma baixaria, que pode render mais uma multa ao cartola bilionário, que só este ano já acumula mais de meio milhão de dólares em punições.

Puro clima de playoffs. Como foi na segunda partida da série entre Philadelphia 76ers e Indiana Pacers. Larry Brown, técnico do Phily, desceu a lenha nos juízes após a derrota no primeiro jogo. Resultado: um festival de faltas coibindo a defesa ilegal. Sorte de Allen Iverson, que teve espaço para conseguir a sua melhor pontuação em playoffs (45 pontos) e igualar a série.

Não tenha de dúvida de que um clima hostil irá esperar pelo Philadelphia em Indianápolis, onde o Pacers pode liquidar com o time de melhor campanha do Leste se conseguir vencer os próximos dois jogos. Isso é playoff!

E não é só dentro da quadra que o clima está fervendo. A série mais quente desta primeira rodada, entre Lakers e Portland, ganhou ainda mais emoção com as recentes declarações de Scottie Pippen. Cansado de apanhar em Los Angeles, Pippen disse que os árbitros deixam Shaquille O'Neal abusar das cotoveladas. Com a língua afiada, disparou também contra Kobe Bryant, dizendo que o ala quer fazer drama na quadra, inventando contusões para se comparar a Michael Jordan.

Pippen se referia às finais da NBA de 98, quando Jordan jogou com problemas estomacais e arrasou com o Utah. Domingo passado, Bryant chegou a deixar a quadra alegando dores lombares, após receber uma cotovelada. Para Scottie, Kobe fez jogo de cena, só para se valorizar e insistir nas comparações com Jordan. Não vão faltar motivos para a rivalidade crescer nesta quinta, no segundo jogo.

E como provocar não custa nada, frase de Shaq, após a eleição de Dikembe Mutombo, como o melhor jogador defensivo da temporada: "Como podem escolher alguém que não consegue me deter como o melhor jogador de defesa?"

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Daniela Giuntini Fernando Santos