CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 ESPECIAIS




 Shopping




 SHOPPING
Clique aqui!



Fernando Santos
Domingo, 22 Abril de 2001, 23h36
terraesportes@terra.com.br

A vez dos homens


Michael Jordan costumava dizer que é nos playoffs que se conhece os verdadeiros jogadores, "quando se separam os meninos dos homens". E logo na primeira rodada da série final desta temporada foi possível entender o que o rei queria dizer. Em dois dos principais duelos, a tese foi comprovada: Shaquile O'Neal arrasou com o Portland e Allen Iverson afundou com o Philadelphia.

Cestinha da temporada com média de 31 pontos por partida, Iverson não foi nem sombra do candidato a MVP da temporada no primeiro confronto com o Indiana, no sábado. Marcou míseros 16 pontos e perdeu bisonhamente a última oportunidade, quando também foi prejudicado pela estratégia equivocada do técnico Larry Brown.

A menos de três segundo para o final, Iverson recebeu a bola, atirada da linha central, no seu campo de defesa. Era tudo o que o Indiana queria para reverter a vantagem do mando de quadra. Nos próximos três jogos, dois serão em Indianápolis, suficientes para liquidar a série e provocar a primeira grande zebra.

Zebra? Nem tanto. Essa coluna já havia alertado que o Pacers estava num ótimo momento. Com o resultado de sábado, a equipe chegou à marca de nove vitórias nos últimos dez jogos. E, como dizia Michael Jordan, a atual vice-campeão da NBA também tem seu homem de decisão: Reggie Miller, responsável pelo arremesso vencedor, com uma bomba de três pontos a 2.9 segundos do final. Merece, realmente, o título de "Mr. Playoff", como lhe foi dado na página oficial da NBA.

Domingo, foi a vez de outro gigante roubar a cena. Num jogo equilibrado, Shaquille O'Neal mostrou a Arvydas Sabonis quem manda na Conferência Oeste. Apesar de vacilar em alguns momentos, o Lakers teve o controle durante a maior parte da partida. Abriu 11 pontos no primeiro período, permitiu a virada e levou o jogo equilibrado até o último quarto. Foi quando brilhou a outra estrela do Lakers, Kobe Bryant, responsável por uma arrancada que chegou a colocar o time de LA com 20 pontos na frente.

Bryant também se enquadra no perfil desejado por Jordan. No primeiro tempo, não acertou nenhum arremesso e só fez três pontos em lances livres. Ao final do jogo, ele tinha 28 pontos, 25 na segunda etapa, certamente a mais importante da partida

Mais do que a surra, o Lakers humilhou o rival. Nos últimos instantes, Bryant provocou o banco do Portland com gestos após acertar um arremesso de três pontos. Mais humilhante ainda foi a atitude de Shaq, que assistiu aos minutos finais sentado numa das cadeiras da torcida, no fundo da quadra, batendo papo com estrelas de Hollywood.

Essa série, como previsto, seria mesmo decidida pelo lado emocional. No Portland, apenas Rasheed Wallace teve uma atuação decente, mesmo acumulando a sua 42ª falta técnica da temporada. Scottie Pippen, como aconteceu nas finais da Conferência no ano passado, foi um desastre. O Trail Blazers sentiu muito a falta do ala Bonzi Wells, que sempre joga bem contra o Lakers, mas está fora dos playoffs devido a uma contusão.

Foi apenas a primeira rodada, mas o suficiente para mostrar quem pode não apenas avançar para a segunda fase, mas sonhar com o título. E para isso, é preciso ter mais do que estrelas. Mas, sim, estrelas acostumadas a brilhar em decisões.

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Daniela Giuntini Fernando Santos