CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 ESPECIAIS




 Shopping




 SHOPPING
Clique aqui!



Fernando Santos
Quinta-feira, 19 Abril de 2001, 20h57
terraesportes@terra.com.br

Começa a guerra


Os playoffs da NBA começam neste sábado com a missão de salvar uma temporada marcada por quedas de público, de audiência na TV e de pontos por partidas. Um campeonato com mais baixos do que altos, mas que agora volta a atrair a atenção, principalmente pelo equilíbrio entre os 16 sobreviventes.

Alguns podem chamar isso de nivelamento por baixo, mas a realidade mostra que os playoffs não têm um favorito disparado. Logo na primeira rodada, alguns confrontos são totalmente imprevisíveis. Abaixo, acompanhe o que pode acontecer neste início de decisão da NBA:

Conferência Leste

Philadelphia 76ers (1º colocado) x Indiana Pacers (8º) O 76ers é não só favorito para vencer essa série como também está entre os cotados para faturar o título. A equipe é comandada pelo ala-armador Allen Iverson, disparado o maior candidato a receber o título de MVP, melhor jogador da temporada. Para complicar a situação, o Pacers perdeu os três jogos disputados na temporada regular contra o 76ers. A esperança do Indiana é o embalo: venceu oito dos últimos nove jogos.

Milwaukke Bucks (2º) x Orlando Magic (7º)

O Bucks é a grande surpresa desta temporada. O time tem como maestro o técnico George Karl (ex-Seattle), que merece o prêmio de melhor da temporada. Seu destaque individual é o ala Ray Allen, que criou polêmica ao ser selecionado para a Olimpíada de Sydney. Seus arremessos precisos explicam boa parte da campanha. O Orlando vice às custas do ala Tracy McGrady, mas ele não tem bons resultados contra o Milwaukke: perdeu os quatro jogos disputados nesta temporada.

Miami Heat (3º) x Charlotte Hornets (6º)

Aqui existe um grande (e falso) equilíbrio. Na série de quatro partidas entre os dois times, duas vitórias para cada lado. Mas o Charlotte venceu suas duas partidas quando o Miami ainda não tinha o pivô Alonzo Mourning, que voltou no final da temporada, recuperado de um problema renal. Com Zo, o Miami leva o favoritismo.

New York Knicks (4º) x Toronto Raptors (5º)

Esse é o único confronto dos playoffs onde o time que tem o mando da quadra perdeu a série particular contra o rival. Na temporada, o Toronto venceu três dos quatro confrontos contra o Knicks. Vince Carter é a esperança do Raptors, que aposta ainda no duelo do pivô Charles Oakley com Marcus Camby, que vem se destacando nos últimos jogos do Knicks. Duelo totalmente imprevisível.

Conferência Oeste

San Antonio Spurs (1º) x Minnesota Timberwolves (8º) Movido pelas Torres Gêmeas, os pivôs Tim Duncan e David Robinson, o Spurs é franco favorito, mesmo tendo perdido um dos quatro jogos contra o T-Wolves na temporada regular. O Minnesota de Kevin Garnet tem uma grande deficiência no último período, justamente onde o San Antonio costuma crescer.

Los Angeles Lakers (2º) x Portland Trail Blazers (7º)

Este é o confronto de maior rivalidade nesta primeira rodada. É o repeteco da grande final da Conferência do ano passado, quando o Lakers venceu em sete partidas. Até hoje, os jogadores do Portland estão com a derrota do último jogo engasgada, já que venciam a partida, em Los Angeles, por 14 pontos de diferença no início do último período. Mais do que a qualidade técnica, o emocional será decisivo aqui. Na temporada, equilíbrio total: empate em 2 a 2.

Sacramento Kings (3º) x Phoenix Suns (6º)

O Kings perdeu fôlego nas últimas rodadas. Prova disso foi a derrota para o próprio Phoenix, no domingo, quando poderia ter garantido o título da Divisão do Pacífico e o segundo lugar na Conferência. É também um time que cai no final da partida, principalmente devido ao armador Jason Williams, péssimo em quartos períodos. O Suns, motivado pela sua única vitória em quatro jogos contra o rival, aposta principalmente em outro Jason, o Kidd. Com um jogo cerebral, pode segurar o instável Kings.

Utah Jazz (4º) x Dallas Mavericks (5º)

Aqui está um confronto entre o passado e o presente da NBA. Os velhinhos de Utah contra a juventude do Dallas, a surpresa do Oeste nesta temporada. O que pode pesar a favor do Jazz é a experiência de veteranos como Karl Malone e John Stockthon. A grande arma do Dallas é o pivô Dirk Nowitzkis, com seus incríveis arremessos de três pontos. Porém, é irregular nos lances livres. Na série, outro empate: 2 a 2. 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Daniela Giuntini Fernando Santos