CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 ESPECIAIS




 Shopping




 SHOPPING
Clique aqui!



Fernando Santos
Quinta-feira, 12 Abril de 2001, 17h31
terraesportes@terra.com.br

Campeão é do Oeste


Allen Iverson merece ser eleito o MVP da temporada. O Miami está mais forte com Alonzo Mourning. O Toronto é puro show com Vince Carter. O Milwaukee é a grande surpresa. E o New York Knicks é como o Corinthians: paixão e garra. Mas nada disso será suficiente para conquistar o título da NBA. O campeão vem do Oeste.

A definição dos 16 times classificados para os playoffs deixa clara a situação que se desenhava antes mesmo do início da temporada. As equipes do Leste estão enfraquecidas, e não devem resistir ao duelo final. Para se ter uma idéia: dois oito classificados na Conferência Leste, apenas os três primeiros conseguiram a vaga no lado Oeste. Os outros cinco estariam eliminados.

A força do Oeste está nos pivôs e alas-de-força, que estão fazendo a diferença. É o caso do San Antonio Spurs, dono da melhor campanha na liga, garças a Tim Duncan (outro candidato ao prêmio de MVP) e o veterano David Robinson. Atrás, estão o Sacramento de Chris Webber, o Lakers de Shaquille O'Neal e o Utah de Karl Malone. Entre os oito classificados desta Conferência, o único que não se destaca pela força no garrafão é o Phoenix Suns, embalado pela habilidade do armador Jason Kidd.

No Leste, o que prevalece é o sistema defensivo. Times armados para evitar e não para marcar pontos. Essa é a maior característica de equipes como o Miami e o New York. O Philadelphia joga em função de Iverson, como o Toronto conta com as acrobacias de Carter. A grande surpresa é mesmo o Milwaukee do ala Ray Allen. O técnico George Karl merece o título de melhor da temporada.

Entre os eliminados, a decepção ficou por conta do Seattle Supersonics. O armador Gary Payton não merecia tamanho vexame . Mas não era mesmo possível esperar muito do decadente pivô Patrick Ewing nem do medíocre Vin Baker, que no ano passado fez parte do Dream Team (quem diria!) na Olimpíada de Sydney. Pelo Leste, o Boston lutou bravamente após a demissão do técnico Rick Pitino. O esforço na reta final serve, ao menos, de motivação para a próxima temporada.

Favoritos ao título? O San Antonio é o time que está melhor entrosado e o Lakers está crescendo, ao contrário do Sacramento, que perdeu seu melhor ritmo. No Leste, apesar de Allen Iverson, Milwaukee e Miami têm mais conjunto e experiência, o que pode fazer a diferença. Mas só mesmo até a final da Conferência. Depois, a festa será dos cowboys.

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Daniela Giuntini Fernando Santos