CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 ESPECIAIS



 Especiais







 Shopping




 SHOPPING
Clique aqui!



Fernando Santos
Quinta-feira, 05 Abril de 2001, 17h38
terraesportes@terra.com.br

O Panaca


No início da temporada, o Portland Trail Blazers era favoritíssimo ao título da NBA. Agora, a duas semanas dos playoffs, o time terá de suar muito para não cair logo na primeira rodada. Tudo por culpa de um técnico incompetente.

Mike Dunleavy já deveria ter entregado o cargo no ano passado, após as finais da Conferência do Oeste. Com um time mais entrosado e com mais talentos, o Portland tinha a vitória nas mãos contra o Lakers, não apenas na sétima e última partida, mas em toda a série.

O treinador arruinou a equipe com a medíocre tática de cometer faltas em Shaquille O'Neal. A estratégia não apenas foi um fracasso, como serviu de estímulo para o Lakers, capaz de reverter uma desvantagem de 15 pontos no último quarto da partida final.

Hoje em dia, a situação é ainda pior. O Portland chegou a liderar a Conferência do Oeste, mas agora ocupa apenas a sexta colocação, podendo ainda cair para sétimo ou oitavo. Isso num time com jogadores como Scottie Pippen, Rasheed Wallace, Steve Smiths, Damon Stoudamire, Dale Davis e Bonzi Wells, entre outros. E está ainda há três jogos sem vencer.

Dunleavy não é capaz de trabalhar com tantos talentos. Ele costuma se orgulhar do "balanço" da equipe, que raramente consegue ter jogadores com mais de 20 pontos por partida. Ou seja, atribuiu os resultados ao seu "trabalho", e não ao talento dos jogadores.

O técnico também é incapaz de usufruir do time que é considerado o de melhor estrutura na liga. Não à toa, o Portland vive num caixa-forte. A equipe é dirigida por Paul Allen, um dos fundadores da Microsoft e um dos homens mais ricos dos EUA.

Dinheiro não falta. O Portland tem um centro de treinamento impecável, com uma estrutura tecnológica invejável, com centros de video-teipe e análise estatística dos adversários à altura da inteligência de Bill Gates.

Mas nada disso é capaz de fazer do Portland um time respeitável. Dunleavy também peca na parte disciplinar. Ele não consegue domar a fera Rasheed Wallace. O jogador, líder da equipe, é um barril de pólvora e acaba de bater mais um recorde pessoal de faltas técnicas. Uma demonstração da falta de comando do treinador.

Por tudo isso, o Portland está se arrastando a caminho dos playoffs. Só espero que o filho do treinador, Mike Dunleavy Jr, tenha um futuro melhor. Ele acaba de faturar o título universitário pela tradicional equipe de Duke e, pelo jeito, não está dando ouvidos ao pai. Que sirva de exemplo aos jogadores do Blazers.

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Daniela Giuntini Fernando Santos