CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 ESPECIAIS



 Especiais







 Shopping




 SHOPPING
Clique aqui!



Fernando Santos
Sábado, 31 Março de 2001, 16h17
terraesportes@terra.com.br

Culpa da regra?


A cúpula da NBA está reunida neste fim-de-semana em Nova York em busca de saídas para a crise de público nos jogos e, principalmente, técnica. A queda da média de pontos é tida como a grande vilã e, por isso, novas regras serão implantadas a partir da próxima temporada.

A principal mudança, discutida há meses, é o fim da proibição da defesa por zona. Isso irá representar uma mudança importante no basquete. Afinal, a NBA sempre foi tida como exemplo a ser copiado no mundo inteiro. Foi assim, principalmente, com a implantação da linha de três pontos e a divisão do jogo em quatro períodos. Agora, a situação se inverte: é a vez de a NBA copiar o modelo da Fiba.

Outras quatro alterações estão em discussão, sempre para dar maior liberdade aos jogadores no ataque, na tentativa de elevar a média de pontos. Mas só isso será suficiente? Basta mexer apenas na regra ou o problema é mais profundo?

Há quem diga que a NBA tem times e jogos demais. Afinal, só na temporada regular são 82 partidas. Se comparado com o beisebol, é uma moleza. A liga norte-americana de tacos e luvas tem cerca de 180 jogos antes dos playoffs. Ambos, porém, são um exagero.

Os jogos hoje estão mais duros fisicamente, o que provoca um maior número de contusões. Os jogadores sofrem mais lesões ou, para evitá-las, acabam se poupando. É normal ver times nitidamente superiores jogando bem abaixo de seu potencial, principalmente fora de casa. Os atletas acabam dosando forças e, com isso, o nível cai.

São raros, hoje em dia, os jogos com casa cheia na NBA. Até os times de ponta têm dificuldades para encher seus ginásios quando o rival está no fundo da tabela. Anos atrás, para conseguir ingressos para ver uma equipe candidata ao título, era preciso recorrer às bilheterias com meses de antecedência. Hoje, o próprio site oficial da NBA divulga, em todos os cantos, que há milhares de ingressos à venda. Ou seja, estão caçando público a laço.

É claro, também, que a NBA vive um período de transição, ainda buscando sua nova identidade desde a aposentadoria de Michael Jordan. Na verdade, a NBA nunca será como nos tempos de Jordan. E como não surgirá outro jogador igual, o jeito é apelar para o que estiver ao alcance. Por isso, a insistência, principalmente dos técnicos, de eliminar a proibição da defesa por zona.

Alterações como a cesta de três pontos causaram maior impacto no basquete. Na Fiba, com a marcação liberada, é comum jogos em que uma equipe não consiga superar os 60 pontos, principalmente quando se enfrentam forças do leste europeu. Mesmo aqui no Brasil não são raros os jogos que deixam os torcedores dormindo na arquibancada e as moscas passeando no aro. É a pura retranca. Por isso, talvez apenas essa alteração não seja suficiente.

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Daniela Giuntini Fernando Santos