CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 ESPECIAIS



 Especiais







 Shopping




 SHOPPING
Clique aqui!



Fernando Santos
Terça-feira, 27 Março de 2001, 17h22
terraesportes@terra.com.br

Perdidos no tempo


A Liga Sul-Americana é bom exemplo de como o basquete brasileiro caminha em marcha a ré. Dos quatro semifinalistas, três são argentinos. O único penetra nesta festa portenha é o Flamengo. E comandado por quem? Pelo veterano Oscar.

Isso mesmo, em pleno século 21, o basquete brasileiro ainda desperta algum interesse no exterior graças ao cestinha quase cinquentenário. Foi assim também quando alguns refugos da NBA vieram ao Brasil, na semana passada, e mostraram total menosprezo pelos jogadores, com exceção a Oscar.

Mas é justamente esta a realidade. Em época em que os clubes perdem seus principais jogadores por falta de dinheiro, como acontece com o próprio Flamengo, não resta outra saída a não ser apelar para os ídolos do passado.

Nos últimos dois anos, o Vasco reinou na Liga. E deve muito desse sucesso a duas estrelas internacionais: o pivô Vargas e o armador Charles Byrd. Sem eles, o Vasco não conseguiu se impor. Mas esse é um problema que afeta a maioria das equipes, onde o processo de renovação caminha a passos de tartaruga.

Efeitos maiores poderão ser sentidos quando a seleção brasileira voltar a se reunir, nos torneios sul-americanos e seletivos para o próximo Mundial. O fiasco pré-Sydney pode se estender por muito mais tempo do que se possa imaginar.

Quanto ao Flamengo, espera-se por uma guerra em Comodoro Rivadavia, para o segundo jogo das semifinais, no próximo sábado, contra o Gimnasia. Os argentinos se sentiram humilhados pelo técnico Cláudio Mortari que pediu um tempo nos minutos finais da partida no Rio, quando o Flamengo já tinha o jogo ganho.

Mortari declarou que não teve a menor intenção de provocar os gringos, ainda mais sabendo que poderá disputar até dois jogos em quadra inimiga. Mas os argentinos nem querem saber de explicações.

Vai sobrar, mais uma vez, para Oscar. E pode-se esperar muita choradeira, principalmente em caso de derrota. Tem tudo para virar história do século passado...

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Daniela Giuntini Fernando Santos