Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Campeã de Limeira fala sobre acidentes, cantadas e títulos

18 set 2012 - 15h59
Compartilhar

Na temporada deste ano, ela conquistou três títulos ¿ as etapas de Frutal (MG), Leme (SP) e, recentemente, Limeira (SP). Nascida em Guapiaçu (457 quilômetros de São Paulo), Amanda Salvatierra, 20 anos, é uma amante da montaria em cavalos. Talento a moça tem. Competindo pelo campeonato brasileiro de três tambores, o Super Horse 3 Tambores Brasil, desbancou a atual campeã e líder da competição, a rio-pretense Daiane Sudário, em Limeira. Ganhou R$ 1 mil e uma viagem para Foz do Iguaçu (PR). Abaixo, confira entrevista com a amazona.

Amanda Salvatierra: há nove anos pratica a montaria em cavalos
Amanda Salvatierra: há nove anos pratica a montaria em cavalos
Foto: Andre Silva / Divulgação


Terra: Há quanto tempo pratica os três tambores e como começou?
Amanda Salvatierra:

Pratico há nove anos e sou profissional há três. Comecei a montar em cavalos no haras Estância Ferradura, em São José do Rio Preto. Meus pais gostavam de cavalo e eu pedi para eles me levarem em um haras. Gostei logo no primeiro dia. Depois fiz aulas até aprender certinho a montaria. Tinha 11 anos quando iniciei.



Terra: Hoje você tem seu próprio cavalo?
AS:

Tenho, é uma égua chamada Tina Cody SMA. Preciso dela para competir profissionalmente, já que os rodeios precisam de animais mais rápidos. Antes, competia com um cavalo do haras na categoria jovem A (entre 12 e 18 anos).



Terra: Como é sua rotina de treinos?
AS:

Treino três vezes por semana com o auxílio do meu treinador (Douvano Costa), duas horas por dia no mínimo. Quando tem rodeio, treino menos, por que as eliminatórias geralmente começam na quinta-feira.



Terra: Já se machucou na arena?
AS:

Já caí bastante. Rompi os ligamentos do tornozelo no treino e já quebrei o cóccix em uma competição (nesta última ficou três meses sem montar).



Terra: Essa foi sua pior montaria?
AS:

Foi a pior coisa que aconteceu em uma montaria. Às vezes, acontece de o animal cair em cima de você quando a arena está escorregadia. Aí é pior ainda.



Terra: O que seus pais falaram depois do acidente no cóccix?
AS:

Que o importante era se recuperar para voltar bem. Não adiantava querer voltar antes da recuperação por que seria pior. Eu não via a hora de competir de novo.



Terra: De acordo com o ranking da Super Horse, você está em sétimo...
AS:

É, mas acho que falta atualizar. Com a vitória em Limeira eu devo ter ido para sexta posição. Nesse campeonato eu não participei de muitas etapas por que estava disputando o Circuito Crystal Top Team Cup (foi campeã). Também ganhei o campeonato da ANTT (Associação Nacional dos Três Tambores) no ano passado.



Terra: Acha que ainda consegue ser campeã no Super Horse?
AS:

Campeã eu não sei, porque a Daiane (Sudário) está em primeiro e ela foi em todas as etapas. Mas acho que dá para ficar entre as três primeiras colocadas.



Terra: E quanto aos estudos: faz faculdade?
AS:

Estudo Fisioterapia na faculdade e estou no primeiro ano. Quero conciliar as duas profissões, por que gosto bastante das duas. Enquanto estou estudando, a montaria é uma profissão para mim. Depois eu não sei como será.



Terra: E se tiver de escolher entre a montaria em cavalos e a profissão de fisioterapeuta?
AS:

Se tiver de escolher... (pausa e risos). É difícil falar. Eu não queria parar de correr, não sei como vai ser. Acho que consigo conciliar os dois.



Terra: Qual a cantada mais inusitada que já recebeu no rodeio?
AS:

Olha, a gente vai lá para correr. Não tem espaço para ganhar cantadas. As pessoas são bem respeitadoras. Se sabe que eu tenho namorado, né? (risos). As pessoas já me conhecem e sabem disso, então, é tranquilo. Os competidores me respeitam bastante.



Terra: Qual seu sonho no esporte?
AS:

Ganhar em Barretos (como profissional, já participou duas vezes). Toda competidora quer vencer lá. No momento, quero correr atrás do Super Horse, que é um campeonato muito valorizado. A premiação é muito boa.

Fonte: PrimaPagina
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra