Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Botafogo

Botafogo

Favoritar Time

Textor anuncia aporte, promete reforços e acusa Lyon de "finanças falsas" no Botafogo

John Textor afirmou que a Eagle Football aprovou um novo aporte de capital para quitar dívidas, encerrar o transfer ban e liberar contratações no Botafogo. O dono da SAF também revelou a entrada de novos investidores, admitiu diluição de sua participação e acusou o Lyon de dever 34 milhões de euros ao clube, além de criticar protestos da torcida mesmo após os títulos de 2024.

24 jan 2026 - 20h28
(atualizado às 20h28)
Compartilhar
Exibir comentários
John Textor.
John Textor.
Foto: Vitor Silva/Botafogo / Esporte News Mundo

John Textor decidiu falar. Em entrevista exclusiva ao canal "Arena Alvinegra", neste sábado (24), o dono da SAF do Botafogo abordou de forma aberta a crise financeira que culminou no transfer ban imposto ao clube, explicou os bastidores do bloqueio de recursos, anunciou a entrada de novos investidores e enviou recados duros à torcida e à imprensa.

Botafogo ergue o troféu de campeão da Copa Libertadores da América.
Botafogo ergue o troféu de campeão da Copa Libertadores da América.
Foto: Vítor Silva/Botafogo / Esporte News Mundo

Segundo o empresário americano, o problema que travou o planejamento esportivo para o início de 2026 não foi falta de dinheiro, mas sim um impedimento jurídico para utilizá-lo. Textor garantiu que a solução já está aprovada dentro da Eagle Football e que o bloqueio será resolvido nos próximos dias.

"O conselho aprovou a entrada de uma quantidade significante de capital. A boa notícia é que os diretores independentes autorizaram esse aporte. Há uma diferença entre não ter dinheiro e não ser permitido investir o dinheiro", afirmou.

Com a liberação, o dirigente disse já ter autorizado o departamento de futebol a avançar em negociações. De acordo com Textor, o diretor Alessandro Brito e o CEO Thairo Arruda receberam sinal verde para assinar com os últimos alvos do clube, encerrando o período de paralisação no mercado.

O aporte financeiro, porém, não será um simples empréstimo. Textor revelou que os recursos virão de novos investidores estrangeiros, que poderão se tornar coproprietários do Botafogo. Para isso, o americano admitiu que sua participação na SAF, atualmente em 90%, será diluída.

"A estrutura cria um caminho para ownership. Esses parceiros entram comigo e podem se tornar donos do Botafogo no futuro", explicou.

Durante a entrevista, Textor também expôs conflitos internos dentro da Eagle Football, especialmente envolvendo a empresa Ares, antiga parceira financeira do grupo. Segundo ele, em julho de 2025, a Ares acionou a Justiça e bloqueou um investimento de cerca de US$ 150 milhões, o que afetou diretamente o fluxo de caixa do Botafogo.

Além disso, o dirigente acusou o Lyon, da França, de publicar "finanças falsas" e afirmou que o clube francês deve 34 milhões de euros ao Botafogo, referentes ao antigo modelo de transações entre os clubes da rede multiclubes.

"O clube francês deve esse valor ao nosso clube brasileiro. Esses são os fatos. Todo mundo avisou que eles estavam publicando finanças falsas, e isso não foi corrigido", disse.

Mesmo após as conquistas do Brasileirão e da Libertadores em 2024, Textor também demonstrou incômodo com protestos recentes da torcida e com a queda de público no Nilton Santos. Para ele, as cobranças são desproporcionais ao que foi entregue desde a compra da SAF.

"Construí um time campeão em três anos. Pegamos um clube que estava na segunda divisão e transformamos em campeão da Libertadores em menos tempo. Sou o dono certo para esse clube", afirmou, descartando qualquer possibilidade de saída.

O americano ainda criticou a presença do torcedor após o título continental e cobrou mais apoio nas arquibancadas. "Fomos campeões da América e, pouco depois, estávamos entre os cinco piores públicos. Precisamos de um suporte melhor que esse", completou.

(
(
Foto: Marcelo Endelli/Getty Images / Esporte News Mundo

Apesar do cenário turbulento fora de campo, Textor se mostrou otimista quanto ao futuro esportivo e garantiu que o Botafogo segue competitivo para a temporada de 2026. "Não corremos risco de perder jogadores importantes. Acho que venceremos o próximo campeonato", concluiu.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade