PUBLICIDADE
Logo do Botafogo

Botafogo

Favoritar Time

Fábio Matias comemora a classificação para a próxima fase da Libertadores

O Botafogo goleou o Aurora, da Bolívia. Jogando no Nilton Santos o Glorioso se impôs e aplicou 6 a 0 no marcador, com quatro de Júnior Santos, um de Tiquinho e outro de Savarino. No agregado o confronto terminou 7 a 1 para o Alvinegro, em duelo válido pela segunda fase da Libertadores. Após a […]

29 fev 2024 - 01h03
(atualizado às 01h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Fábio Matias durante treino do Botafogo.
Fábio Matias durante treino do Botafogo.
Foto: Esporte News Mundo

O Botafogo goleou o Aurora, da Bolívia. Jogando no Nilton Santos o Glorioso se impôs e aplicou 6 a 0 no marcador, com quatro de Júnior Santos, um de Tiquinho e outro de Savarino. No agregado o confronto terminou 7 a 1 para o Alvinegro, em duelo válido pela segunda fase da Libertadores.

Após a partida, o auxiliar permanente do clube, Fábio Matias, que atualmente é o interino, concedeu coletiva de imprensa. Ele começou falando sobre a importância da classificação para a próxima fase da competição continental.  

-O resultado é de suma importância. Vou levar isso para sempre. Mas amanhã já é um novo dia, já é um novo dia importante. Mas, em termos de carreira, é gratificante por ter feito um jogo tão bem feito - afirmou o técnico interino do Botafogo.

Pelo Alvinegro, Matias já acumula dois jogos, com dois triunfos- 2 a 0 sobre o Audax e 6 a 0 sobre o Aurora. Na partida da Pré-Libertadores, o Glorioso se impôs e venceu sem ter sustos, e avançou para a terceira fase qualificatória da competição. Sobre isso, o interino falou sobre seu conhecimento da equipe no momento de transição para chegada de um novo técnico. 

-Essa função que eu exerço facilita muito a observação. Estou em torno de 40 dias observando e em contato com os atletas. É uma função que o clube entende importante. Hoje estive como treinador número 1. Acrescenta muito em nós. Vim da base e muitas pessoas me conhecem da base. Esse plus hoje é estar no profissional e o Botafogo me dá essa oportunidade. Tenho que aproveitar da melhor forma, viver e respirar isso. O principal que temos que valorizar são os atletas. Só estou aqui hoje pelos atletas, eles que estão lá no campo. 

Além disso, Matias explicou seu plano de jogo, afirmando que queria ter uma equipe agressiva e que pressionaria seu adversário. 

-A ideia do jogo era ser uma equipe agressiva, que pressionasse o adversário, que o adversário sentisse nosso peso dentro de casa. Nós vendemos ideia é os jogadores compraram. Com o peso da torcida isso geraria algo muito forte. Quando colocamos o plano de jogo os atletas olharam e falaram que era isso que eles queriam. Essa relação entre comissão técnica e jogadores é importante. Todos os jogadores entraram com essa ideia. Pedimos para manter isso, é um comportamento geral, mas é preciso ser macro. O que eu fazia a cada gol era pedir para manter. A energia que vem de fora com a energia que vem de dentro porque os atletas precisam disso para virar essa chave.- Disse Fábio Matias. 

- Tem muita gente remanescente,do ano passado? Tem, mas tem muita gente nova também. Então acho que se a gente colocar sempre isso à frente, sempre isso como justificativa… Esse período já passou, esse tempo já passou. Não é nem de agora, passou desde o dia 7 de janeiro de 2024, quando iniciamos uma nova temporada. Então desde aquele dia até agora, acho que a gente tem que colocar um ponto final em relação a isso.

Veja o resto das respostas abaixo: 

Lei do ex para técnico?

Curiosamente, antes de chegar ao Botafogo, Fábio Matias estava comandando a equipe sub-23 do Bragantino para fazer a transição dos jogadores da base para o profissional. Ele elogiou o adversário na próxima fase na coletiva. 

- Eles fazem um trabalho muito bom também. Estive lá até pouco tempo. A gente não sabe ainda quais são os jogos que a gente vai fazer. Mas o importante é a gente deixar a equipe preparada para quem venha. Esse é um dos objetivos nossos aqui, é deixar tudo organizado da melhor forma possível, para quem possa vir, para que possa receber isso da melhor forma. Mas, de novo, preciso enaltecer muito o trabalho dos atletas. Os atletas compraram muita ideia, trabalharam muito para isso. Vinham trabalhando para isso, isso hoje foi um prêmio, um bônus para a torcida do Botafogo. Quem veio hoje, realmente veio para torcer. Eu acho que a gente conseguiu, e acredito muito nisso, trazer uma energia muito positiva. Mas uma energia muito de fora pra dentro também, os jogadores sentiram isso no jogo de hoje - afirmou o treinador interino do Botafogo. 

Avaliação da partida

-Essa autoavaliação é feira depois do jogo, nós conversamos depois com a comissão técnica para entender. Tem sempre o que ser corrigido, e nós, como treinadores, temos que ter esse filtro. Quando eu era mais novo tinha a mania de assistir o jogo logo depois, e a imagem ainda estava suja. É bom assistir de novo com a cabeça aberta, o principal é ter pessoas em volta para analisar. Escutar elogio é bom, mas tem que ser algo construtivo.- Completou Fábio Matias. 

Ausência de Marlon Freitas

- A gente teve hoje a questão do Marlon (Freitas, que se ausentou da partida por perda familiar). O Marlon não pode estar disponível dentro do jogo, então a gente tem que colocar aqui um ponto e abrir uma "aba" também em relação a essa vitória porque ele perdeu um ente querido. Ele gostaria muito de estar aqui conosco nessa vitória. Então acho que esse ponto a gente acaba muitas vezes esquecendo, algumas coisas da relação humana mesmo.- Completou Fábio Matias.

Na próxima fase da Pré-Libertadores, o Botafogo enfrentará o Bragantino. Esse será o primeiro confronto entre dois times brasileiro nesta fase na história da competição.O primeiro jogo do confronto será disputado no Estádio Nilton Santos, na próxima quarta-feira (6). Já o jogo da volta será no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, na quarta-feira (13).

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade