Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Botafogo

Botafogo

Favoritar Time

Como fica a situação do Botafogo no Mundial após vitória emblemática sobre o PSG

Apesar de ter seis pontos, time comandado por Renato Paiva ainda não tem vaga garantida nas oitavas de final

20 jun 2025 - 01h37
(atualizado às 08h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Botafogo lidera o Grupo B do Mundial de Clubes e garante vaga nas oitavas se vencer ou empatar com o Atlético de Madrid; uma derrota por três ou mais gols, combinada à vitória do PSG, pode eliminá-lo.
Igor Jesus. PSG x Botafogo pela Copa do Mundo de Clubes no Estadio Rose Bowl. 19 de Junho de 2025, Pasadena, Estados Unidos
Igor Jesus. PSG x Botafogo pela Copa do Mundo de Clubes no Estadio Rose Bowl. 19 de Junho de 2025, Pasadena, Estados Unidos
Foto: Vitor Silva/Botafogo

O Botafogo venceu o Paris Saint-Germain, atual campeão da Champions League, por 1 a 0, nesta quinta-feira, e ficou perto de avançar às oitavas de final do Mundial de Clubes. Em primeiro lugar do Grupo B, com seis pontos, o time comandado por Renato Paiva já havia vencido o Seattle Sounders por 2 a 1 na primeira rodada.

A diferença para o PSG, segundo colocado, é de três pontos, assim como em relação ao terceiro colocado Atlético de Madrid, adversário botafoguense na última rodada da primeira fase. O confronto está marcado para a segunda-feira, às 16 horas (de Brasília). O Seattle Sounders não tem pontos, tampouco chance de classificação.

Se vencer o time espanhol ou empatar, o Botafogo garante a classificação na primeira colocação da chave. Caso seja derrotado, existe um único cenário que acaba em eliminação: revés para o Atlético por três ou mais gols de diferença somado a uma vitória do PSG sobre o Seattle.

No Mundial de Clubes, o primeiro critério de desempate é a quantidade da pontos somada em confrontos direto entre os clubes com a mesma pontuação. Neste cenário, porém, haveria um empate entre três times com seis pontos no total e cada um teria conquistado três pontos contra apenas um dos rivais na briga pela classificação.

O Botafogo fez 1 a 0 no PSG, que, por sua vez, goleou o Atlético de Madrid por 4 a 0. Com uma vitória espanhola sobre a equipe carioca na rodada derradeira, portanto, não haveria como desempatar com base nos duelos diretos.

Entra, então, o segundo critério de desempate: diferença de gols superior resultante das partidas do grupo entre as equipes envolvidas, como está escrito no regulamento da Fifa. Ou seja, a decisão seria por saldo de gols levando em consideração apenas as partidas entre as equipes empatadas, sem contar os jogos do trio contra o Seattle Sounders.

No momento, a configuração, excluindo os duelos com a equipe americana, é essa:

  • PSG: 3 gols (derrota por 1 a 0 para o Botafogo e vitória por 4 a 0 sobre o Atlético)
  • Botafogo: 1 gol (vitória por 1 a 0 sobre o PSG)
  • Atlético de Madrid: -4 gols (derrota por 4 a 0 para o PSG)
Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade