PUBLICIDADE

NBA: Celtics vencem Mavericks e ficam a dois jogos do título

Em grande noite de todo a equipe, o Boston Celtics confirmou o favoritismo e ruma ao Texas em busca do 18º título da franquia.

10 jun 2024 - 06h03
(atualizado às 07h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Jaylen Brown e Derrick White dão toco em P.J. Washington
Jaylen Brown e Derrick White dão toco em P.J. Washington
Foto: Redes Sociais/Boston Celtics / Esporte News Mundo

O Boston Celtics confirmou seu mando de quadra e venceu o segundo jogo da série de final da NBA contra o Dallas Mavericks por 105 a 98 em mais uma grande atuação coletiva da equipe. "Estamos todos determinados como time. Todos nós queremos isso. É algo que é coletivo", disse Jrue Holiday, em coletiva pós o jogo, cestinha da equipe na noite com 26 pontos.

Luka Doncic fez novamente um grande jogo e se tornou o jogador mais jovem a anotar um triplo duplo em uma final de NBA: foram 32 pontos, 11 rebotes e 11 assistências em um jogo onde foi o centro das atenções da defesa de Boston durante todos os minutos em que esteve em quadra. Tudo isso após estar listado como questionável para o jogo com uma entorse no joelho direito, dores no tornozelo esquerdo e uma contusão na caixa toráxica.

A série agora ruma ao Texas, onde acontecerão os jogos 3 e 4 no American Airlines Center, em Dallas, onde os donos da casa buscarão evitar a varrida e empatar a série em frente a sua torcida. O próximo jogo acontecerá no dia 12, quarta-feira, às 21:30h, e o jogo quatro acontecerá no dia 14, sexta-feira, também às 21:30h.

Dallas Mavericks 98 x 105 Boston Celtics

Ao contrário do jogo um, o Dallas Mavericks entrou em quadra no TD Garden muito mais ligado e ativo no jogo. Com boas movimentações de bola no ataque, trocas e marcações duplas na defesa para não deixar espaços, a equipe chegou a abrir sete pontos de vantagem. Mas um tempo técnico de Mazzulla e a entrada de Porzings trouxe o equilíbrio pro jogo: o letão anotou 8 pontos em 7 minutos e ajudou a contestar as duplas de pivôs que os Mavs usaram. Apesar de dúvida para o jogo, Doncic quase chegou aos 10 minutos no primeiro quarto e anotou 13 pontos.

No segundo tempo, os Mavs sofreram pela falta de capacidade de conversão do elenco apesar de mais um grande quarto de Doncic. O esloveno anotou outros 10 pontos no quarto, mas terminou com apenas duas assistências depois de inúmeros arremessos desperdiçados pelos companheiros. Derrick Jones Jr. foi o único a aparecer como ajuda em momentos decisivos, mas não foi o bastante para compensar um quarto de 3 cestas em 12 tentativas do restante da equipe.

Pelo lado dos Celtics, Jason Tatum teve grandes problemas para converter pontos no primeiro tempo. Apesar de boas escolhas de arremesso e excelentes jogadas, o ala converteu apenas duas de suas 9 tentativas. Mas se seus arremessos não caíam, a estrela de Boston chamou a responsabilidade na armação da equipe, e, com 8 assistências, foi um dos principais responsáveis para a virada para um 54 a 51 antes do intervalo.

Com uma noite péssima de todos os jogadores dos Mavericks, os donos da casa voltaram para a quadra com um único objetivo: anular Luka Doncic. E em posse atrás de posse, a defesa de Boston dobrou a marcação e não deu vida fácil para o esloveno, que precisava tirar passes cada vez mais difíceis e arriscados para sair dessas situações, e acabou com um grande acúmulo de turnovers. Já do outro lado, a estratégia de achar o melhor arremesso possível, independente de quem estiver nessa posição, continuou a render frutos para abrir uma vantagem de 9 pontos para o quarto decisivo após Payton Pritchard vencer o relógio do meio da rua no fim de quarto.

No último quarto, P.J. Washington e Daniel Gafford apareceram com um maior ímpeto para ajudar os Mavs a recuperarem o placar, mas já era tarde demais. A intensidade do Boston Celtics não deixava barato qualquer tentativa de reverter o placar, fosse na defesa com Derrick White e Jrue Holiday, fosse no ataque com Tatum e Brown. Depois de uma sequência excelente que colocou Boston com a maior vantagem do jogo até ali, 14 pontos, a equipe teve certos problemas e viu os Mavs encostarem para 5 de diferença. Mas os Celtics controlaram o tempo quando tiveram a bola, Jaylen Brown converteu uma bandeja crucial a 30 segundos do fim e a equipe venceu os Mavs para ficar a dois jogos do título.

Destaques

Jrue Holiday teve uma atuação de gala na noite e terminou o jogo com 26 pontos e 11 rebotes. Jayson Tatum, apesar de não conseguir pontuar bem no primeiro tempo, flertou com o triplo duplo com 18 pontos, 12 assistências e 9 rebotes. Jaylen Brown terminou com 22 pontos e 7 assistências e Derrick White anotou 18 pontos.

Luka Doncic, apesar de sofrer durante o jogo todo com a marcação pesada de Boston, se tornou o jogador mais jovem a ter um jogo de final com um triplo duplo de 32 pontos, 11 rebotes e 11 assistências. P.J, Washington terminou com 17 pontos e 7 rebotes, com Kyrie logo atrás com 16 pontos, apesar de ter ficado 7/18 em arremessos na noite.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade