PUBLICIDADE

WEC: carta Vettel aparece no baralho da Porsche para Le Mans

Porsche Penske anuncia teste de Sebastian Vettel no 963 e aumentam as conversas de que o tetracampeão correria em Le Mans

22 mar 2024 - 09h39
(atualizado às 09h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Vettel e o Porsche 963: por enquanto, um inicio de namoro
Vettel e o Porsche 963: por enquanto, um inicio de namoro
Foto: Porsche Motorsport / Divulgação

As conversas de que Sebastian Vettel deixaria a aposentadoria para ir para o FIA WEC não são novas. Ao longo de 2023, este foi um tema que apareceu bastante nas redes. Entretanto, não se concretizou, embora o alemão tenha sido um dos nomes cogitados para pilotar o Porsche 963 da Jota Sport.

Em entrevista dada mês passado a um jornal suiço, Vettel se dizia satisfeito com a sua atual atuação, mas que não fechava a porta para um retorno às competições, algo que ainda o atraía demais. Tanto que estaria fazendo o seu exame médico anual, que é um item necessário para renovação de licença de pilotagem.

Mas o mundo do automobilismo foi sacudido nesta sexta com o anuncio da Porsche de que Sebastian Vettel fará testes com o Porsche 963 da Penske em Aragón (Espanha) na próxima semana. Oficialmente, este programa serve de preparação do time para as 24 Horas de Le Mans, com cerca de 36 horas de trabalho usando seus pilotos titulares: Matt Campbell, Michael Christensen, Frédéric Makowiecki, Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor.

Vettel tratou este trabalho de forma bem cuidadosa: inicialmente, foi à base do time em Mannheim para conhecer a equipe. No dia 15, fez todo o trabalho nos simuladores com o 963 para conhecer os sistemas e o funcionamento. Até que nesta quinta, dia 21, andou com o carro na pista de testes de Weissach.

Em declaração oficial, Vettel se mostrou animado para testar o 963, principalmente depois de testar o carro mesmo que rapidamente. Mesmo com esta animação tanto dele como do time,  disse que "não existem mais planos para o futuro".

Mas, se esses planos se tornem realidade, a Penske Porsche tem como acomodar Vettel: além dos dois carros habituais, o time já anunciou que vai alinhar um terceiro carro em Le Mans, só tendo confirmado o nome de Mathieu Jaminet até o momento. A própria Porsche deixou claro no comunicado a imprensa que ainda tem 2 vagas em aberto e Felipe Nasr é um dos nomes tidos como certos.   

O discurso de Vettel se assemelha muito ao roteiro que Mick Schumacher fez com a Alpine: um teste dito"despretencioso", muita negativa e depois um anuncio oficial. Seria um grande reforço para a Porsche e para as 24 Horas de Le Mans. Em princípio, não seria necessário que Vettel fizesse uma corrida prévia para participar do FIA WEC, mas teria que participar de algumas atividades específicas de Le Mans para se acostumar com a dinâmica de prova.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade