EXCLUSIVO: Felipe Fraga revela negociações com montadoras e comenta experiência no Endurance
Em entrevista exclusiva ao Parabólica, Fraga comentou desempenho internacional e chances de se tornar piloto de fábrica.
Dividindo-se entre o cockpit do novo Ford Mustang GT3 nos Estados Unidos, os protótipos Oreca na Europa e os SUVs da Stock Car no Brasil, Felipe Fraga explicou sobre as diferenças, processos nas categorias e as possibilidades de vaga nas principais classes do endurance mundial.
Recentemente, o piloto enfrentou o tradicional circuito de Long Beach pela IMSA WeatherTech SportsCar Championship. Pilotando o Mustang GT3 da Myers Riley Motorsports, Fraga e sua companheira Sheena Monk conquistaram o P7 na classe GTD após um stint final no mínimo “caótico”. O resultado animou a equipe que busca o “Bob Akin Award”, a classificação paralela para pilotos de graduação Bronze que premia o vencedor com um convite automático para as 24 Horas de Le Mans em 2027.
“O Mustang é um carro novo e estamos evoluindo a cada etapa. Em Long Beach, o BOP (Balance of Performance) finalmente nos permitiu lutar. A Sheena fez um trabalho incrível, sendo a segunda melhor entre os Bronzes, e eu consegui colocar um ritmo forte no final para garantir os pontos.
"Atualmente, estamos em segundo no campeonato de Bronze, e esse é o nosso grande foco: colocar esse carro em Le Mans no ano que vem.”
A temporada de 2026 tem colocado o tocantinense ao lado de grandes nomes do automobilismo. Nas 24 Horas de Daytona, dividiu o box com o ex-Fórmula 1 Romain Grosjean, que também fez parte do programa LMDh da Lamborghini. Já no European Le Mans Series (ELMS), sua parceria é com o francês Charles Milesi, piloto da Alpine no WEC e referência na classe LMP2.
“Eu adoro ter companheiros tão bons, porque é também um jeito de mostrar para as fábricas que eu posso andar no mesmo nível que eles”, afirmou o brasileiro.
“Foi muito legal andar com o Grosjean, um cara super talentoso! Andou 7 anos de Fórmula 1, o que não é para qualquer um. Chegar na F1 já é muito difícil, mas correr tantas temporadas é para poucos, então é uma ótima experiência.”
Fraga também comentou sobre o desempenho nos testes da ELMS em Barcelona, onde esteve muito próximo dos tempos de Milesi, o que serviu como um cartão de visitas para as montadoras:
“Com Charles está sendo incrível! Ele hoje, se não é o mais rápido, é um dos pilotos mais rápidos de LMP2 do mundo. E eu estava com um ritmo muito parecido ao dele em Barcelona, para mim isso é um privilégio. As equipes e fábricas estão assistindo, é uma oportunidade de andar próximo ou me igualar a esses pilotos e quem sabe um dia correr um hypercar, o que é meu sonho.”
Apesar do grande desempenho nos GTs e Protótipos, Felipe Fraga não esconde que seu olhar está fixo no topo: A classe Hypercar (WEC) ou GTPs (IMSA). O piloto confirmou que já mantém conversas com duas montadoras para futuras temporadas.
“Estive em conversa com duas fábricas ano passado, e este ano estou em conversa com duas fábricas também.” “Eu vejo o Felipe Nasr lá agora e sei que esse é o caminho natural. Tem dia que acordo e acho que o contrato de Hypercar está perto, tem dia que acho longe, mas a verdade é que as fábricas estão nos assistindo agora. Meu sonho é lutar por vitórias gerais em Le Mans e Daytona, e sinto que estou no processo certo para quando essa ligação chegar.”
Mesmo com a agenda apertada no cenário internacional de sportscars, o piloto reafirmou o compromisso com a Stock Car. O bicampeão destacou com carinho que, apesar do sonho no endurance, pretende seguir competindo na principal categoria do automobilismo brasileiro.
Comentários
As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.