PUBLICIDADE

Stock Car implanta sistema de inteligência artificial para etapas no Velocitta

Em parceria com a Intelbras, a Vicar, promotora da Stock Car, anunciou que usará um sistema de câmeras dotado de inteligência artificial e poderá auxiliar a CBA a fiscalizar cada detalhe da competição no Velocitta

18 jun 2021 04h32
ver comentários
Publicidade
Largada da corrida 1 da etapa de Interlagos, da Stock Car 2021.
Largada da corrida 1 da etapa de Interlagos, da Stock Car 2021.
Foto: Duda Bairros/Vicar / Grande Prêmio

A Stock Car chega ao autódromo do Velocitta, no interior de São Paulo, para a terceira e quarta etapas da temporada 2021 e vem com novidades: nesta quinta-feira (17), a Vicar, promotora da Stock Car, anunciou que vai estrear um sistema de câmeras dotado de inteligência artificial e controlado por uma central de última geração.

Com 41 câmeras de alta tecnologia, o Stock Smart Track (SST) foi desenvolvido com exclusividade em uma parceria com a Intelbras (INTB3), indústria brasileira desenvolvedora da tecnologia, e será colocado à disposição da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). O objetivo é ampliar o monitoramento e fiscalização das ações de pista.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

"Este é mais um passo que estamos dando no processo de modernização da Stock Car. O conceito do Stock Smart Track é que a pista se torna "smart" a partir da instalação da categoria no circuito", diz Fernando Julianelli, CEO da Vicar.

Pódio da corrida 2, com António Félix da Costa no topo do pódio em Interlagos
Pódio da corrida 2, com António Félix da Costa no topo do pódio em Interlagos
Foto: Duda Bairros/Vicar / Grande Prêmio

"Dois fatos importantes, além do avanço técnico para o esporte: primeiro, esta é uma iniciativa baseada na tecnologia de uma empresa brasileira, a Intelbras. E, segundo, é mais um passo importante no fortalecimento do trabalho com a CBA, que só gera benefícios para todos, especialmente em termos de elevar o nível do espetáculo. Estamos muito felizes com essa novidade", continua Julianelli.

O SST vem complementar o sistema já utilizado na Stock Car, que emprega as imagens geradas pela categoria para as transmissões de TV. "O novo aparato estará disponível para as centrais de vídeo dos oficiais da CBA das áreas técnica, desportiva e de direção de prova, gerando um ambiente monitorado que mescla uma espécie de Big Brother com o VAR utilizado no futebol", de acordo com a nota da categoria nacional.

Além disso, a tecnologia será empregada para fiscalizar a utilização do 'Fan Push', sistema que dá a seis pilotos eleitos o direito de usar o botão de ultrapassagem uma vez a mais nas corridas. E também oferecerá imagens da entrada dos boxes, outro ponto onde os incidentes são comuns durante as etapas.

A Stock Car volta à pista nos próximos dias 19 e 20 de junho, para a realização da primeira rodada dupla da temporada, no Autódromo Velocitta.

Grande Prêmio
Publicidade
Publicidade