PUBLICIDADE

São Paulo receberá abertura da próxima temporada da Fórmula E

A 11ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E estreia em 7 de dezembro de 2024

12 jun 2024 - 11h55
Compartilhar
Exibir comentários

A Fórmula E anunciou o calendário da 11ª temporada da categoria dos carros elétricos, com abertura oficial marcada para São Paulo (SP) em 7 de dezembro de 2024.

O anúncio foi feito após a validação do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA - Federação Internacional de Automobilismo. A competição contará com 17 corridas, o maior número na história da Fórmula E.

Fórmula E em São Paulo
Fórmula E em São Paulo
Foto: Divulgação/Fórmula E / Esporte News Mundo

O Sambódromo do Anhembi receberá pela terceira vez consecutiva o E-Prix da América do Sul, após uma das mais emocionantes corridas da última temporada, na qual o britânico Sam Bird (NEOM McLaren) venceu na última curva.

"O novo e melhorado calendário oferece uma combinação perfeita de circuitos para os pilotos levarem seus carros atualizados ao limite, mantendo-se fiéis ao nosso DNA de corridas de rua e à ação na pista que isso produz", disse Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.

Esta será a primeira vez que o Brasil sediará a abertura da temporada da Fórmula E, tornando-se a quinta cidade a dar início ao campeonato, seguindo Pequim (China), Diriyah (Arábia Saudita), Cidade do México (México) e Ad Diriyah (Arábia Saudita).

A pré-temporada está confirmada para Valência (Espanha) de 4 a 7 de novembro de 2024. Será a primeira vez que o novo carro de corrida GEN3 EVO será testado publicamente, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 1,82 segundos – 36% mais rápido que o atual GEN3.

"Para a 11ª temporada, estamos elevando as corridas elétricas a um novo patamar, fazendo coisas nunca antes realizadas no automobilismo. Nosso GEN3 EVO estreará diante de centenas de milhões de fãs em todo o mundo", afirmou Dodds.

Marek Nawarecki, diretor do departamento de esportes da FIA, destacou que o calendário do Campeonato Mundial de Fórmula E 2024/25 apresenta uma variedade de circuitos que mostrarão as qualidades do novo carro GEN3 EVO, que será apresentado na próxima temporada.

"Estou satisfeito que a Fórmula E capitalize o sucesso das corridas em Tóquio e Xangai, ao mesmo tempo que retorna a alguns de seus locais icônicos. A Fórmula E mantém uma boa quantidade de circuitos de rua, o que está no seu DNA", disse Nawarecki.

Calendário

A 11ª edição terá apenas a prova da capital paulista ainda em 2024. No ano seguinte, as etapas ocorrerão em locais já conhecidos da Fórmula E, começando pela Cidade do México (México), que sediará a segunda corrida do campeonato no Hermanos Rodriguez.

Diriyah (Arábia Saudita) será a terceira etapa, com um novo local, e em 8 de março de 2025 haverá uma prova ainda a ser confirmada. Miami, nos EUA, retorna ao calendário e será realizada no Homestead-Miami Speedway.

O Principado de Mônaco terá sua primeira rodada dupla na história da Fórmula E. Tóquio (Japão) deve confirmar sua etapa no país do sol nascente. Xangai (China), Jacarta (Indonésia) e Berlim (Alemanha) também estão novamente confirmados. Para manter a tradição, Londres (Reino Unido) realizará as finais em 26 e 27 de julho de 2025.

"Retornar a Miami nos dá um lar em uma das cidades mais icônicas e apaixonadas por esportes dos EUA, enquanto garantir uma rodada dupla em Mônaco é um sonho que se torna realidade. Mal podemos esperar para aproveitar o sucesso de Tóquio e retornar a Jacarta", afirmou Alberto Longo, cofundador e diretor do campeonato da Fórmula E.

"Com 17 corridas ao longo da temporada e nosso carro mais avançado estreando na pista, estamos oferecendo aos nossos fãs um esporte de ponta que não poderíamos ter imaginado quando fundamos o campeonato há pouco mais de 10 anos", concluiu Longo.

On Board Sports
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade