MotoGP: Marc Márquez vence sprint na Catalunha e se aproxima do título
O espanhol venceu a etapa, marcada por ultrapassagens e acidentes decisivos. Fabio Quartararo e Di Giannantonio completam o pódio
Neste sábado (06), a corrida sprint do Grande Prêmio da Catalunha entregou fortes emoções e teve Marc Márquez como grande vencedor. O espanhol largou da terceira posição, atrás do irmão Álex Márquez, pole position, e de Fabio Quartararo, que completava a primeira fila.
Com o resultado, a Ducati é oficialmente campeã do campeonato de construtores de 2025.
Como foi a sprint?
Na largada, Álex manteve a ponta, enquanto Quartararo superou Marc ainda na primeira curva para assumir a segunda posição. Pouco depois, Marc perdeu mais uma posição, desta vez para Pedro Acosta, caindo para quarto. A reação veio logo na segunda volta, com o octacampeão ultrapassando Quartararo e Acosta, retomando o segundo lugar.
Na liderança, Álex Márquez abriu vantagem de sete décimos sobre o irmão, mas Marc não demorou a impor ritmo forte, ampliando a diferença em relação a Quartararo, que seguia em terceiro. Enquanto isso, as disputas no pelotão intermediário chamavam atenção. Acosta, Brad Binder e Enea Bastianini protagonizaram uma intensa batalha entre as KTM pelo quinto lugar, vencida pelo espanhol. Mais atrás, Luca Marini, Johann Zarco, Marco Bezzecchi e Fermín Aldeguer lutavam lado a lado pela oitava posição.
A sete voltas do fim, Jorge Martín e Franco Morbidelli se envolveram em um acidente que será investigado pela direção de prova após a sprint. Logo em seguida, Aldeguer caiu em uma curva e levou consigo Bezzecchi.
O momento decisivo aconteceu a quatro voltas da bandeirada, quando Álex Márquez sofreu uma queda sozinho, entregando a liderança a Marc. Quartararo assumiu a segunda colocação, 1s437 atrás do espanhol, também se distanciando de Fabio Di Giannantonio, em terceiro, que estava 1s335 mais lento em relação ao francês.
Marc Márquez cruzou a linha de chegada em primeiro lugar para conquistar sua terceira vitória no GP da Catalunha, sendo essa a primeira em formato sprint. O triunfo também marcou sua 14ª conquista em corridas curtas nesta temporada, ampliando a vantagem sobre Álex, vice-líder do campeonato, agora com 187 pontos de diferença.
A MotoGP retorna neste domingo às 9h com a corrida principal do Grande Prêmio da Catalunha. As atividades serão transmitidas pela Espn4 e Disney+