PUBLICIDADE

Lotterer confirma saída da Fórmula E e retorno ao WEC pela Porsche em 2023

Thomas Laudenback, chefe de automobilismo da Porsche, confirmou que André Lotterer vai mesmo deixar a Fórmula E para assumir um posto no projeto LMDh da equipe no Mundial de Endurance

25 jun 2022 - 09h39
Compartilhar
Exibir comentários
Fim da linha para Lotterer na Fórmula E: piloto vai voltar ao endurance
Fim da linha para Lotterer na Fórmula E: piloto vai voltar ao endurance
Foto: FIA Fórmula E / Grande Prêmio

COMO FUNCIONAM OS TESTES DO NOVO CARRO GEN3 DA FÓRMULA E?

Chefe de automobilismo da Porsche, Thomas Laudenbach confirmou algo que já era de conhecimento público: André Lotterer vai deixar de ser piloto da Porsche na Fórmula E e vai retornar à disputa do Mundial de Endurance em 2023. O dirigente ainda fez questão de descartar uma dupla jornada ao alemão, que poderia se dividir entre as duas categorias. Laudenback destacou a experiência de Lotterer com monopostos elétricos e confirmou sua participação no projeto do carro LMDh.

"André [Lotterer] não vai correr na Fórmula E pela nossa equipe", revelou Laudenback ao Autosport. "Mas existe uma diferença entre correr e ter algum outro papel. Ele obviamente tem muitos anos de experiência na Fórmula E, então seria estúpido não usar essa experiência", avaliou.

"André tem muita experiência em corridas de protótipos, o que é benéfico para a gente", prosseguiu. "Então, decidimos juntos que ele vai se mudar para o programa do LMDh", ressaltou.

O próprio Lotterer confirmou a decisão, apesar de admitir que o ato de deixar a Fórmula E não foi fácil. Entretanto, o alemão confirmou que também tinha vontade de retornar ao endurance e revelou o desejo de aumentar sua história nas 24 Horas de Le Mans, da qual já participou diversas vezes e acumulou três títulos — todos pela Audi.

O novo hipercarro da Porsche para o ano que vem foi apresentado ontem (Foto: Porsche)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

"Existia um grande desejo de minha parte de retornar ao endurance, mas não foi uma decisão fácil", reconheceu o piloto alemão. "A Fórmula E é muito interessante e muito competitiva, e estou gostando muito. Eu sentei com a Porsche e olhei as opções, e acho que juntos, nós tomamos a certa", destacou.

"Eu fui sortudo o suficiente para vencer três vezes [em Le Mans], e definitivamente está na minha lista conseguir mais vezes e fazer ainda mais história", ressaltou. "Fazer isso com a Porsche seria ótimo", completou.

O anúncio de que Lotterer vai deixar a Fórmula E para retornar ao endurance foi divulgada no Festival de Velocidade de Goodwood, que termina neste domingo (26), na Inglaterra. Além da saída de Lotterer da equipe, Laudenback também não confirmou a permanência de Pascal Wehrlein — que já está até envolvido com a testagem do novo carro Gen3 da equipe.

O próprio Lotterer estava sendo envolvido em especulações de que poderia assinar um contrato com a Andretti para o próximo ano, mas a possibilidade foi negada pelo chefe da Porsche.

Por outro lado, já se sabe que António Félix da Costa está de malas prontas para deixar a DS Techeetah e assumir um posto como titular na Porsche. Ainda assim, Laudenback não quis fazer nenhuma confirmação sobre a equipe do ano que vem. "Não definimos nossa dupla para a próxima temporada. Vamos fazer mais para a frente", encerrou.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade