Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1: Turquia aguarda oportunidade para retornar ao calendário em 2026

Diretores do GP da Turquia miram vaga no calendário em caso de cancelamentos, com foco emum contrato de longo prazo

29 jul 2025 - 12h29
Compartilhar
Exibir comentários
O circuito de Istanbul Park aguarda nova chance no calendário da Fórmula 1
O circuito de Istanbul Park aguarda nova chance no calendário da Fórmula 1
Foto: Fórmula 1 / Divulgação

O calendário da Fórmula 1 para 2026 foi confirmado no último mês. No entanto, os diretores do Grande Prêmio da Turquia estão prontos para intervir e sediar uma corrida da categoria já no próximo ano caso uma etapa precise ser cancelada.

Recentemente, o Istanbul Park foi transferido para o TOSFED – a Federação Turca de Esportes Automobilísticos, com o presidente Eren Uclertopragi. Ele afirmou que gostaria de ver a F1 de volta ao país em caráter permanente - em vez de apenas um acordo de curto prazo. A Turquia sediou pela última vez corridas de Fórmula 1 nas temporadas de 2020 e 2021, durante a pandemia de COVID-19 como uma solução provisória para preencher o calendário.

Lewis Hamilton venceu o GP da Turquia em Istanbul Park em 2020 e conquistou o título mundial
Lewis Hamilton venceu o GP da Turquia em Istanbul Park em 2020 e conquistou o título mundial
Foto: Mercedes AMG Petronas / Reprodução

Em entrevista, Uclertopragi disse

“Após nossa nomeação pelo governo como federação há alguns meses, estivemos em intensas discussões com a administração da F1 e da FIA [...] Há um forte compromisso do governo em trazer a Turquia de volta ao calendário da Fórmula 1 com um acordo permanente e de longo prazo”.

O presidente também acrescentou que a proposta de um Grande Prêmio da Turquia tem o total apoio do governo do país. 

As ambições do país em relação à F1 e a disposição de participar da competição ocorrem depois que os organizadores do GP da Emilia Romagna, manifestaram sua intenção de lutar pelo retorno ao calendário da F1. Mas Uclertopragi diz que a localização do circuito de Istambul o torna uma proposta atraente para a série.

Um possível retorno da Turquia deveria ser possível já em 2027, quando o Grande Prêmio da Holanda ficará de fora do calendário. Barcelona ainda não concordou com um novo acordo para depois de 2026, o que pode criar duas vagas a serem preenchidas.

No momento, o candidato mais forte para uma nova corrida continua sendo a Tailândia, cujo governo se comprometeu a investir US$ 1,2 bilhão em uma corrida de circuito de rua em Bangkok a partir de 2028.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade