F1: Turquia aguarda oportunidade para retornar ao calendário em 2026
Diretores do GP da Turquia miram vaga no calendário em caso de cancelamentos, com foco emum contrato de longo prazo
O calendário da Fórmula 1 para 2026 foi confirmado no último mês. No entanto, os diretores do Grande Prêmio da Turquia estão prontos para intervir e sediar uma corrida da categoria já no próximo ano caso uma etapa precise ser cancelada.
Recentemente, o Istanbul Park foi transferido para o TOSFED – a Federação Turca de Esportes Automobilísticos, com o presidente Eren Uclertopragi. Ele afirmou que gostaria de ver a F1 de volta ao país em caráter permanente - em vez de apenas um acordo de curto prazo. A Turquia sediou pela última vez corridas de Fórmula 1 nas temporadas de 2020 e 2021, durante a pandemia de COVID-19 como uma solução provisória para preencher o calendário.
Em entrevista, Uclertopragi disse
“Após nossa nomeação pelo governo como federação há alguns meses, estivemos em intensas discussões com a administração da F1 e da FIA [...] Há um forte compromisso do governo em trazer a Turquia de volta ao calendário da Fórmula 1 com um acordo permanente e de longo prazo”.
O presidente também acrescentou que a proposta de um Grande Prêmio da Turquia tem o total apoio do governo do país.
As ambições do país em relação à F1 e a disposição de participar da competição ocorrem depois que os organizadores do GP da Emilia Romagna, manifestaram sua intenção de lutar pelo retorno ao calendário da F1. Mas Uclertopragi diz que a localização do circuito de Istambul o torna uma proposta atraente para a série.
Um possível retorno da Turquia deveria ser possível já em 2027, quando o Grande Prêmio da Holanda ficará de fora do calendário. Barcelona ainda não concordou com um novo acordo para depois de 2026, o que pode criar duas vagas a serem preenchidas.
No momento, o candidato mais forte para uma nova corrida continua sendo a Tailândia, cujo governo se comprometeu a investir US$ 1,2 bilhão em uma corrida de circuito de rua em Bangkok a partir de 2028.