Script = https://s1.trrsf.com/update-1789154714/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fórmula 1

Publicidade

F1: Toto Wolff destaca triunfo de Kimi Antonelli em Madrid, mas faz alerta sobre confiabilidade

Chefe da Mercedes comemorou oitava vitória de Kimi Antonelli na temporada e ressaltou preocupação com possíveis problemas mecânicos

17 set 2026 - 11h29
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução / F1

A Mercedes deixou o GP de Madrid com mais uma vitória na temporada 2026. Kimi Antonelli foi o vencedor da prova no Madring e conquistou seu oitavo triunfo no campeonato, resultado que ampliou sua vantagem na disputa pelo título de pilotos.

Para Toto Wolff, o desempenho teve um significado especial por ter marcado a primeira vitória da Mercedes no novo circuito madrilenho. O chefe da equipe também ressaltou que o resultado aconteceu sem a introdução de grandes atualizações no carro desde o GP do Canadá.

“Estamos felizes por conquistar a primeira vitória no Madring. Foi mais um evento de sucesso para a Fórmula 1 em uma localização fantástica”, afirmou Wolff.

O austríaco também elogiou a atuação de Antonelli durante a corrida. Segundo Wolff, o italiano conseguiu administrar as dificuldades de um traçado bastante exigente e ainda contou com uma Virtual Safety Car em um momento importante da prova.

“Kimi guiou muito bem e conseguiu levar o carro até o final em um circuito que se mostrou muito exigente. Vencer em uma pista tão diferente de Monza, sem grandes atualizações no carro desde o Canadá, é muito encorajador”, declarou.

George Russell, por outro lado, não conseguiu acompanhar o resultado do companheiro e terminou a corrida na quinta colocação. A estratégia da Mercedes precisou ser alterada depois da entrada da Virtual Safety Car.

“George teve um pouco de azar com o momento da Virtual Safety Car. Precisamos antecipar a parada e mudar a estratégia se quiséssemos tentar superar Leclerc”, explicou Wolff.

Na avaliação do chefe da equipe, o resultado final dificilmente teria sido diferente.

“A Ferrari permaneceu na pista e colocamos os médios em George, mas infelizmente eles não eram os pneus mais adequados. George relatou imediatamente que estava tendo problemas, então voltamos aos duros. No fim, independentemente do que fizéssemos, teríamos terminado em quinto.”

Confiabilidade preocupa Mercedes na disputa pelo título

Apesar da comemoração pela vitória, Wolff preferiu adotar cautela ao falar sobre as chances de Antonelli no campeonato. O principal motivo é a confiabilidade apresentada pelo equipamento da Mercedes ao longo da temporada.

O chefe da equipe lembrou que tanto o carro quanto a unidade de potência já apresentaram sinais de fragilidade em diferentes momentos do campeonato.

“É um esporte mecânico. Já vimos ao longo desta temporada que nosso carro, e até mesmo o motor, foram um pouco frágeis”, afirmou.

Wolff reconheceu que a vitória em Madrid colocou Antonelli em uma posição ainda mais confortável na disputa, mas ressaltou que a Mercedes não pode considerar o campeonato decidido.

“Hoje Antonelli deu um passo à frente rumo ao campeonato mundial. A equipe também, e por isso estamos felizes. Mas as comemorações só acontecem quando os números estão a nosso favor.”

A preocupação está relacionada principalmente à possibilidade de perder pontos em uma ou duas etapas por problemas mecânicos. Para Wolff, isso poderia alterar significativamente a diferença construída ao longo das corridas.

“Se você tem um ou dois fins de semana sem pontuar e, nos outros, consegue a pontuação máxima, então não estamos mais falando de 80 pontos, mas de 50 ou 30. É por isso que continuo dizendo que precisamos manter os pés no chão e nos concentrar no trabalho.”

O chefe da Mercedes também falou sobre a disputa interna entre Russell e Antonelli. Nas voltas finais do GP de Madrid, os dois chegaram a protagonizar um momento de tensão, já que o italiano estava mais rápido e se aproximava do companheiro.

Russell tinha pneus mais desgastados, enquanto Antonelli conseguia reduzir rapidamente a diferença. A situação exigiu atenção da equipe para evitar que a disputa entre os próprios pilotos terminasse em um incidente.

“A três ou quatro voltas do fim, também vivenciamos momentos de intensa tensão que não esperávamos. George estava com os pneus desgastados e Kimi estava um segundo mais rápido por volta”, contou Wolff.

O austríaco admitiu que não esperava ver os dois pilotos assumindo tantos riscos naquele momento da corrida.

“Esperávamos que eles duelassem daquela forma, arriscando ambos acabarem na brita? Não. Naquele momento, poderíamos ter ficado em uma situação ridícula da noite para o dia, assim como a Ferrari. É realmente uma questão de detalhes.”

Wolff ainda defendeu a importância de administrar os dois lados da garagem de maneira transparente, principalmente em uma temporada na qual a equipe está envolvida na disputa pelos principais objetivos do campeonato.

“Transparência e ausência de segundas intenções são a única maneira de administrar a situação. Isso não significa que decisões difíceis não precisem ser tomadas”, explicou.

Parabólica
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra