F1: Hamilton recebe penalidade de 5 posições no grid de Monza
A bandeira amarela ocorreu antes da largada e a FIA informou que Hamilton seria investigado após a corrida.
Lewis Hamilton (#44), da Scuderia Ferrari HP, recebeu uma penalidade de 5 posições no grid da próxima corrida após a análise dos comissários da FIA durante o Grande Prêmio de Monza. Além disso, o piloto acumula 2 pontos de penalidade em seu super licenciamento, totalizando 2 pontos no período de 12 meses.
A infração aconteceu quando Hamilton não reduziu suficientemente a velocidade em um setor sinalizado com bandeiras amarelas duplas e passou pelos boxes acima da velocidade permitida, contrariando as regras de segurança estabelecidas pela FIA.
Detalhes da infração:
- Violação do Apêndice H, Artigo 2.5.5 b) do Código Esportivo Internacional
Durante a análise, os comissários revisaram dados de telemetria, vídeos, cronometragem, comunicações por rádio e evidências internas do carro. Ficou constatado que, no setor de bandeiras amarelas duplas, Hamilton entrou cerca de 20 km/h mais lento que em sessões de treino, reduziu o acelerador em apenas 10% a 20% e começou a frear 70 metros antes da entrada dos boxes.
Apesar da redução, os comissários entenderam que essa diminuição de velocidade não era considerada “significativa”, como exige o regulamento, e que a velocidade na entrada dos boxes não estava “muito reduzida”, conforme o Artigo 44.1.
O Diretor de Prova havia alertado que o último setor antes da entrada dos boxes teria bandeiras amarelas duplas, com o objetivo de garantir a segurança de pilotos e equipes na pista e nos boxes.