1 evento ao vivo

De Fittipaldi a Massa, cinco brasileiros já venceram em casa

Nove das 45 edições do GP do Brasil de F1 foram vencidas por pilotos locais. Conheça detalhes sobre estas corridas

8 nov 2018
19h07
  • separator
  • comentários

Pela primeira vez na história, o GP do Brasil não terá um piloto local no grid. É uma lacuna em uma história de sucesso, já que os brasileiros possuem um histórico de muito sucesso correndo em casa. Veja todos os pilotos que já tiveram o gosto de levar a bandeira verde e amarela ao topo do pódio nos circuitos de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e de Interlagos, em São Paulo.

Emerson Fittipaldi

O primeiro brasileiro a vencer uma corrida na Fórmula 1 foi também o primeiro local a ganhar o GP do Brasil. Depois de fazer a pole e liderar a prova de exibição realizada em 1972 em Interlagos, Emerson ganhou as corridas de 1973 e 1974, também no velho circuito de 8km. Primeiro, pilotando uma Lotus preta e dourada. No ano seguinte, já com o carro vermelho e branco da McLaren. 

Felipe Massa foi o último brasileiro a vencer o GP do Brasil
Felipe Massa foi o último brasileiro a vencer o GP do Brasil
Foto: Beto Issa / GP do Brasil F1 2018

José Carlos Pace

A única vitória do piloto que hoje dá nome ao autódromo de Interlagos marcou também a primeira dobradinha brasileira na história da F1, já que Emerson Fittipaldi terminou em segundo lugar. Guiando um carro da Brabham, “Moco” era o sexto do grid, mas pulou para terceiro logo na largada. Após superar o argentino Carlos Reutemann e contar com o abandono do francês Jean Pierre Jarier, Pace garantiu a terceira vitória em sequência de um piloto local no GP do Brasil.

Nelson Piquet

Na década seguinte, São Paulo deu lugar ao Rio de Janeiro. Mas os pilotos locais continuaram fazendo bonito no GP do Brasil. Nelson Piquet venceu duas vezes: a primeira em 1983, com a Brabham. A segunda em 1986, já pela Williams. Esta prova também foi marcada por uma dobradinha brasileira, com o pole position desta prova, Ayrton Senna, terminando na segunda posição com a Lotus. No pódio, os dois competidores seguraram juntos uma bandeira do Brasil.

 

Ayrton Senna

Em 1990, a Fórmula 1 retornou a São Paulo. O remodelado traçado de 4km incluiu uma curva desenhada por Ayrton Senna, o S do Senna. Na nova configuração de Interlagos, o brasileiro venceu em duas ocasiões, ambas com a McLaren. A primeira foi a dramática corrida de 1991, quando fez as voltas finais com o carro travado na sexta marcha. A segunda, em 1993, “prevendo” as várias mudanças climáticas que obrigaram os pilotos a fazer diversos pit stops para troca de pneus.

Felipe Massa

Após algumas tentativas frustradas de Rubens Barrichello, que fez duas poles pela Ferrari (em 2003 e 2004), um brasileiro voltou a vencer em Interlagos, e justamente em um carro da lendária escudaria italiana. Em 2006, Felipe Massa também partiu da pole position, mas conseguiu interromper um jejum que já durava 13 anos. O piloto ainda voltaria a vencer em 2008, na tensa decisão de campeonato contra Lewis Hamilton. A festa só não foi completa porque o britânico assegurou o título por um ponto.

 

Uma curiosidade interessante ronda as estatísticas dos brasileiros relacionadas ao GP do Brasil: estes cinco pilotos são os únicos em toda a história da Fórmula 1 a vencer uma corrida na cidade onde nasceram.

Fonte: Especial para Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade