Script = https://s1.trrsf.com/update-1779108912/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fórmula Indy

Publicidade

Indy 500: Pato O'Ward recorrerá a carro reserva após forte acidente nos treinos

Piloto da McLaren usará novo chassi após batida com Rossi. Regras da Indy garantem manutenção do sexto lugar no grid de largada

20 mai 2026 - 18h57
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Jeff Hilliker / Penske Entertainment

O piloto mexicano Pato O'Ward disputará as 500 Milhas de Indianápolis com um carro reserva. A equipe Arrow McLaren decidiu construir um novo chassi para o Chevrolet número 5 após os graves danos sofridos no forte acidente ocorrido na segunda-feira, que também envolveu os pilotos Alexander Rossi e Romain Grosjean.

O incidente aconteceu quando O'Ward tentou desviar do carro de Rossi, que havia rodado e atingido com força o muro na saída da Curva 2. Na tentativa de evasão, o mexicano também perdeu o controle e acabou colidindo com a lateral esquerda e a traseira de seu carro contra o Chevrolet da Ed Carpenter Racing (ECR).

Com a próxima ida à pista programada apenas para o treino de sexta-feira, o tradicional Carb Day, a Arrow McLaren optou por transferir o processo de montagem para a sua oficina, localizada nas proximidades. A equipe utilizará a estrutura de um chassi Dallara DW12 de baixa quilometragem para reconstruir o carro, mantendo viva a busca de O'Ward pela sua primeira vitória na prova mais prestigiosa do calendário.

Apesar da troca drástica, O'Ward não será penalizado. O piloto manterá a sexta posição conquistada na classificação, uma vez que o regulamento da IndyCar permite o uso do carro reserva sem a perda do lugar original no grid de largada.

O cenário dos outros envolvidos

A situação nos boxes da Ed Carpenter Racing é de corrida contra o tempo. Alexander Rossi passou por uma cirurgia ambulatorial em um dedo da mão esquerda e no tornozelo direito após o impacto. Embora pretenda participar do treino de sexta-feira, o americano, que larga na segunda posição no domingo, precisará de liberação oficial do departamento médico da IndyCar. Caso seja vetado, a equipe já foi contatada por múltiplos pilotos oferecendo-se para atuar como substitutos do vencedor da Indy 500 de 2016.

Já Romain Grosjean, da Dale Coyne Racing, teve um desfecho mais favorável em relação ao equipamento. Apesar da destruição da transmissão e de outros componentes traseiros de seu Honda número 18, a equipe confirmou que não será necessário recorrer a um chassi reserva. Os trabalhos de reparo já foram iniciados logo após o carro retornar ao Gasoline Alley.

Parabólica
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra