Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F3: Chuva para corrida e Rafa Câmara respira na liderança

Mari Boya venceu a Corrida Principal da Fórmula 3 em Silverstone após paralisação pela chuva

6 jul 2025 - 10h01
Compartilhar
Exibir comentários
Mari Boya venceu sua primeira corrida principal da F3
Mari Boya venceu sua primeira corrida principal da F3
Foto: Reprodução / X

A chuva foi a grande protagonista da corrida principal da Fórmula 3 neste domingo (6), em Silverstone. Mari Boya, piloto da Campos Racing, sagrou-se vencedor após os comissários de prova optarem por encerrar a corrida na volta 15 de 22 devido às condições climáticas adversas. O francês Théophile Naël e o mexicano Noel León completaram o pódio.

Rafael Câmara contou com a sorte em terras inglesas ao largar com pneus slick, mesmo com a pista ainda molhada e com muito spray. A escolha se mostrou controversa assim que as luzes se apagaram e o brasileiro caiu da terceira para a 12ª posição. Todavia, para a alegria dos brasileiros, seus adversários diretos na disputa do campeonato, Nikola Tsolov e Tim Tramnitz, seguiram a mesma estratégia. Nenhum dos três pontuou.

Na tabela do Campeonato Mundial de Pilotos, portanto, Câmara segue na liderança com 120 pontos, seguido por Tramnitz, com 93, e Tsolov, que fecha o top-3 com 88.

Os pilotos da Fórmula 3 voltam à pista entre os dias 25 e 27 de julho, em Spa-Francorchamps, durante o fim de semana do Grande Prêmio da Bélgica.

Confira como foi a corrida:

A chuva começou a influenciar o resultado ainda antes da largada, quando as equipes precisaram definir suas escolhas de pneus. O início da prova foi adiado por alguns minutos, na expectativa de uma melhora no tempo.

Largando da pole position, Nikola Tsolov apostou nos pneus slick, assim como Rafael Câmara, diante da possibilidade de a garoa não durar muito e das dúvidas sobre as reais condições da pista. O grid se dividiu entre pilotos com pneus slick e outros com pneus de chuva.

Logo na largada, Mari Boya aproveitou as condições molhadas para assumir a liderança ao ultrapassar os três carros à sua frente.

Os pilotos que largaram de pneus slick enfrentaram dificuldades para tracionar e perderam posições rapidamente. Na volta 10, a chuva já havia se intensificado e todo o grid estava calçado com pneus de chuva.

Apesar de uma rodada na volta de abertura, Alessandro Giusti mostrou o tamanho da vantagem dos pneus de chuva, recuperando-se até a 16ª posição com uma ultrapassagem sobre Ugochukwu e Tsolov na volta 2. Os tempos de volta eram cerca de 10 segundos mais lentos para aqueles com pneus slick em comparação com os de chuva.

Laurens van Hoepen subiu para quarto, enquanto Boya começou a abrir mais de dois segundos de vantagem no início da volta 5. Christian Ho e James Wharton avançaram para a sétima posição com ultrapassagens sobre Inthraphuvasak, derrubando o piloto da Campos para oitavo.

Charlie Wurz foi o primeiro dos que largaram com slicks a desistir da estratégia e parar nos boxes, na volta 7, para colocar pneus de chuva. Martinius Stenshorne fez o mesmo uma volta depois, já que a diferença de ritmo entre os compostos continuava em sete segundos por volta.

Tsolov e Câmara permaneceram na pista até que, na volta 9, o líder do campeonato ultrapassou o piloto da Campos para assumir a 17ª posição.

Louis Sharp rodou e saiu da pista na curva final, mesmo com pneus de chuva. O abandono do piloto da Rodin Motorsport provocou a entrada do Safety Car na volta 11.

Enquanto o Safety Car permanecia na pista, van Hoepen recebeu uma penalidade de cinco segundos por uma falsa largada. O piloto holandês estava em quinto no momento.

Com a chuva cada vez mais intensa, a bandeira vermelha foi acionada na volta 14, e a corrida não foi retomada.

Resultado final

Boya conquistou sua primeira vitória em Corrida Principal na Fórmula 3, à frente de Naël e León. Roman Bilinski terminou em quarto pela Rodin. Van Hoepen cruzou em quinto, mas caiu para sétimo após a penalidade.

Com isso, Ho foi promovido para quinto e Wharton subiu para sexto. Santiago Ramos, Bruno del Pino e Inthraphuvasak completaram o top-10.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade