Pilotos Mais Azarados da história da Fórmula 1

Andrea de Cesaris

Local de Nascimento: Roma, Itália

Anos na F1: 1980 a 1994

Escuderias: Alfa Romeo, McLaren, Ligier, Minardi, Brabham, Rial, Scuderia Italia, Jordan, Tyrrell e Sauber

Ficou mais conhecido por suas trapalhadas dentro das pistas do que por suas conquistas. Correu por 10 equipes diferentes na F1, mas nunca conseguiu ganhar uma prova sequer. Em 1985, competindo pela Ligier, sofreu um dos mais espetaculares acidentes da F1, no GP da Áustria, quando capotou seu carro várias vezes e não sofreu um arranhão.

Em 1989, o piloto protagonizou um dos momentos mais inusitados da categoria no GP de Mônaco. Ocupando a 4a posição na corrida, o italiano vinha para ultrapassar o tricampeão Nelson Piquet, da Lotus, que era retardatário. Os dois pilotos colidiram na curva Loews. Dentro de seus cockpits, o brasileiro e o italiano iniciaram um longo bate-boca.

O último "feito" de Cesaris aconteceu em 1991. No primeiro ano na Jordan, o italiano teve a sua maior chance de vencer no GP da Bélgica. De Cesaris, 2o colocado, estava próximo de Ayrton Senna, da McLaren, que liderava, mas tinha problemas na troca de marchas. Faltando 3 voltas para o término da corrida, o motor do seu carro estourou e ele teve de abandonar.

Terra